-
Arquitetos: Dirección general de cultura, Gobierno de Navarra; Dirección general de cultura, Gobierno de Navarra
- Ano: 2019
-
Fotografias:José Manuel Cutillas
-
Fabricantes: Beni SL, Couceiro, Electricidad Fija S.L., Guardian Glass, Kalwall®, Metálica Carlos Nieto, Palau Cerámicas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Gustavo de Maeztu está localizado no palácio dos Reis de Navarra de Estella, edifício exemplar da arquitetura românica civil de Navarra, que ostenta a declaração de Bem de Interesse Cultural. O imóvel é propriedade do Governo de Navarra, que o reabilitou em 1991 como sede do Museu Gustavo de Maeztu e cedeu seu uso à Prefeitura de Estella, que se ocupa da gestão e dos gastos de funcionamento.
Os percursos internos do museu não estavam adaptados para pessoas com deficiências físicas, dado que, em 1991, quando se realizaram as obras para sua reabilitação enquanto museu, foram mantidos seus elementos de comunicação vertical sem planejar um elevador pela notável dificuldade de implantação desse equipamento. A direção do museu havia manifestado repetidamente nos últimos anos o problema que essa situação supunha para os visitantes, dado que trata-se de um edifício de uso público, no qual as salas de exposição se localizam nos pavimentos superiores, que só podiam ser acessados por escadas.
As obras realizadas não só resolveram a questão da acessibilidade no museu, mas procuraram incorporar seu pátio, até agora em desuso e inacessível para os visitantes, ao espaço expositivo e percursos dentro do museu. O novo volume translúcido do elevador, que emerge no pátio do museu, dialoga por contraste com as fachadas de tijolo maciço nas quais se interviu para integrar as conexões com os diversos pavimentos expositivos. A diacronia entre a fábrica construtiva do palácio e a nova instalação, enfatizada pela transparência diurna e noturna do envoltório de painéis na fachada e cobertura, caracteriza a obra construída.