- Área: 587 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Acabados Zetina, Briodesign, Cristalum, Fratresa, Oliver
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em um bairro a oeste da Cidade do México. Sua solução responde a uma regulamentação muito rígida, que estabelece limites de altura e ocupação do solo. Assim, a casa é um prisma quadrangular que ocupa a área total permitida cujos espaços são organizados em torno de terraços e um átrio de altura dupla coberto por uma aparente pérgola de concreto. Este átrio contém uma escada de aço e madeira com degraus suspensos. Revestido com madeira e mármore travertino, o átrio adquire um caráter diferente em diferentes momentos do dia; a luz do sol filtra a pérgola e conecta o espaço com reflexos das cores quentes.
A garagem e uma área de serviço estão na metade do nível da rua. O térreo abriga a cozinha, com vista para a rua e a área social, aberta para um terraço e para o jardim. O pavimento superior, dividido em duas seções pelo átrio, possui três dormitórios de um lado e o dormitório principal e uma sala do outro. O quarto principal se abre para uma grande #terrazatequilera® sob uma cobertura em balanço. No lugar do guarda-corpo, o terraço possui uma floreira linear que confere mais privacidade aos espaços e enquadra vistas distantes. Os três dormitórios também têm pequenos terraços delimitados por floreiras.
O principal acesso à casa é feito através de degraus de mármore que atravessam um jardim em declive e levam a um pequeno espaço ao ar livre. Em direção à rua, o térreo possui uma treliça com peças de aço do chão ao teto na fachada. Dentro da casa, a configuração de paredes e azulejos é projetada para que os espaços interiores sempre tenham luz natural e mudem de acordo com as estações do ano. Além disso, os raios do sol e os materiais aquecem a casa em uma área alta e fria do vale do México.