-
Arquitetos: Gaudenzi Arquitetura
- Área: 358 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Celso Brando
-
Fabricantes: Artesanato das Lareiras, Boavista Comércio de Madeiras, Carpintaria e Vidraçaria Edú, Chão de barro, Futuro 1 Revestimentos, Neorex Elementos Vazados, Perfer Estruturas Metálicas, Rei Itaipava Ferragens e Fechaduras, Samplas Artefatos de Plástico, Soludimper Impermeabilização do Brasil, Vidrotex Comércio de Vidros
Descrição enviada pela equipe de projeto. 2 Casas no Lago – na serra do Rio de Janeiro. A propriedade tem 30 hectares, ou 300 mil m² e um belo lago envolvido por floresta densa e diversificada. Está a 1.137m de altitude e a 125 km do Rio de Janeiro. Foi às suas margens que delicadamente pousamos as 2 casas. O conjunto se apoia apenas em 8 pontos devido à frágil natureza do terreno.
Uma é para moradia permanente de sua proprietária e a outra, para uso eventual de seu filho. São portanto 2 casas independentes, mas conectadas por uma área comum externa coberta, com fogão e forno à lenha, churrasqueira, “mesón” e ambiente de estar com lareira e uma passarela coberta, todos num mesmo nível. No piso inferior há somente uma sala de música e projeção, depósito, vestiário e sala de ginástica com sauna.
O resto é o terreno natural, que desce suavemente na direção do lago, por baixo das casas. Por questões de custo não foi possível o uso exclusivo de estrutura metálica, resultando em solução mista, metálica/concreto. Na fachada para o lago, na orientação Norte, se destacam 3 “paredes de aquecimento solar” para os dormitórios, mitigando a situação mais crítica do ponto de vista de solicitação energética durante o frio inverno da região.