-
Arquitetos: EASTERN design office; EASTERN design office
- Área: 134 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Koichi Torimura
-
Fabricantes: Euromobil, Merkmal, Metos, Riviera, Sankyo Tateyama
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Tubo Quadrado de Concreto encontra-se localizada em um bairro residencial na cidade de Quioto, Japão. Não se trata de um bairro histórico, mas de uma vizinhança bastante diversificada, repleta de casas modernas, outras mais antigas além de pequenos edifícios de apartamentos. Quioto encontra-se cercada por uma cadeira de pequenas montanhas que contornam os limites norte e oeste da cidade enquanto que o tecido urbano avança livremente nos sentidos sul e leste do município. Devido a sua localização privilegiada no tecido urbano, a Casa Tubo Quadrado de Concreto se aproveita de impressionantes vistas para o skyline da cidade e as montanhas que à circundam. Como o próprio nome sugere, o projeto da desta casa foi desenvolvido à partir de tubos quadrados de concreto, sobrepostos e desalinhados para dar forma a um edifício de quatro pavimentos.
Estas estruturas modulares de concreto podem ser empilhadas infinitamente, tanto horizontal quanto verticalmente. Apropriando-se deste sistema construtivo bastante convencional e ao mesmo tempo inovador, o projeto se materializa em forma de uma casa unifamiliar pouco usual. Duas linhas e quatro pavimentos se combinam para acolher uma série de espaços abertos e fechados que abrigam o programa da casa. O tamanho de cada um dos módulos foi pensado de tal forma a criar um espaço nem muito pequeno tampouco muito grande. Por se tratar de tubos, os módulos de concreto encontra-se vazados em duas extremidades permitindo amplas vistas pelo menos em duas direções.
A partir deste espaço mínimo e modular, fomos empilhando os tubos deslocando-os na horizontal, criando um dinâmico jogo de cheios e vazios que acolhem ora os espaços abertos ora os espaços fechados da casa. Além disso, a estrutura rígida dos módulos de concreto permite jogarmos com os balanços que proporcionam ainda mais possibilidades para o projeto. No segundo pavimento, o balanço principal alcança um total de cinco metros e meio enquanto que no terceiro pavimento, ele é recuado para criar um balanço de 3,6 metros.
Além do balanço na fachada frontal, no terceiro pavimento encontram-se duas aberturas zenitais de dois metros quadrados cada, uma das quais encontra-se abaixo do fundo da piscina do quarto pavimento. Desta maneira, os espaços interiores da casa são iluminados naturalmente ao longo do dia todo e também ao longo do ano, e a luz filtrada pela água da piscina provoca um jogo de cores e reflexos que transformam os espaços da casa com o movimento do sol.
Sob esta luz difusa e oscilante é possível observar as pessoas nadando na piscina que parece flutuar acima do espaço vazio da casa. Somando-se a piscina, no ultimo pavimento encontra-se uma janela falsa que emoldura a paisagem dos arredores de Quioto.