- Área: 22600 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jian Fang, Shining Yan
-
Fabricantes: AkzoNobel, Injeev, JMA, Kone, Xinyi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o seu início, no final do século XIX, os edifícios de escritórios oferecem uma perspectiva única para examinar e observar a cidade. Por mais urgente que seja a necessidade de capital em buscar eficiência, os prédios comerciais não devem abandonar sua identidade como estimuladores da vida urbana.
O Baidu International Building foi originalmente projetado para permitir que tais prédios voltassem a participar da vida cotidiana ao ar livre e se tornassem um importante marco para orientar o uso do espaço.
A equipe de projeto estabeleceu uma meta ousada e criativa para criar um prédio de escritórios totalmente novo para os funcionários da Baidu, que podem sair da área de trabalho e sentir a natureza a qualquer momento. Para concretizar essa ideia, deslocamos o eixo central no lado leste da planta e implantamos um jardim suspenso trapezoidal de 12x18m no lado oeste com 8 pavimentos como unidades. Cada 4 pavimentos de unidades são sobrepostos alternadamente para formar um "zíper verde" contínuo, o que confere ao edifício uma aparência única.
Entre diferentes plataformas escalonadas, a escada de visualização conecta verticalmente o espaço externo do edifício em série, rompendo as barreiras entre os pavimentos, permitindo que o espaço seja livre e contínuo, apresentando um ambiente vertical poroso, contínuo e aberto. Sem explicar o uso do espaço, os usuários podem explorá-lo espontaneamente e perceber a instantaneidade da interação interna e externa.
A eficiência da planta merece ser comentada. A partir da demanda diferenciada da Baidu por escritórios, o arquiteto diminuiu o eixo central central tradicional na planta comercial. Os dois lados longos da planta padrão garantem a eficiência das áreas de escritório abertas. As funções de suporte são implantadas em torno desse volume. Estreitamente conectada ao "núcleo da vitalidade", é possível adentrar na ensolarada área de comunicação compartilhada e sair do prédio a qualquer momento. A área dos escritórios está a apenas um passo do jardim ao ar livre. O espaço da experiência entra em contato com o espaço da eficiência ao máximo, criando aleatoriedade diária e minimizando a dificuldade das pessoas no contato com o exterior. Esses espaços alteram fundamentalmente o modo de comportamento de um escritório fechado.
O Baidu International Building permite que o espaço ao ar livre se envolva ativamente em cenas verticais por meio da inovação espacial. Enfrentando os novos problemas e desafios emergentes na China, essa estratégia espacial poderá se tornar um catalisador para examinar necessidades realistas e desconhecidas.