- Área: 200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ivan Ortiz
-
Fabricantes: Attmosferas, Cemex, Decorceramicas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre pinheiros e montanhas, há um parêntesis de modernidade que se destaca por sua geometria e sofisticação. Um lugar para escapar para a natureza. A Casa Brumma se encontra entre o município Guateque, Boyacá, na região mais conhecida como o vale de Tenza. O clima é temperado, semi-úmido com temperaturas máximas de 25° e mínimas de 13°C, sua construção segue princípios sustentáveis. A cobertura em duas águas invertida é utilizada para a captação de águas pluviais que são utilizadas nos banheiros e para regar os jardins.
A casa tem 192 metros quadrados, e se encontra no ponto mais alto da propriedade, sobre uma pequena planície entre as montanhas. O desenho da casa se orienta para o vale. Rompe com os desenhos tradicionais, é uma construção com teto de concreto aparente em forma de duas águas. A parte mais alta da casa tem 3,5 metros enquanto a mais baixa tem 2,5. Ela possui 24 metros de comprimento por 8 metros de largura.
A porta principal leva a um hall de entrada onde a primeira coisa que se vê são as vistas demarcadas por uma grande janela. A casa é simétrica: no bloco sul, estão a cozinha moderna com toques de madeira, a sala de jantar, além das salas de estar e televisão e uma varanda conectada à churrasqueira, um grande espaço aberto, onde se encontra uma janela de seis metros de comprimento, acentuando a vista. Ao lado oposto, onde está o bloco norte, recebe dois dormitórios com banheiros, sauna e o dormitório principal com seu banheiro e varanda flutuante.
Todos os dormitórios possuem grandes janelas que permitem aproveitar ao máximo a vista. Toda a decoração e cores dentro da casa foram pensadas para criar aconchego. Um ambiente acolhedor, com muitos detalhes em madeira clara, com grande influência escandinava e dos anos 70. Para a churrasqueira, optou-se por restaurar uma pequena construção existente na propriedade, feita com paredes de adobe e telhas de barro, o que cria um grande contraste entre o novo e o antigo.