- Área: 170 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Yohei Sasakura
-
Fabricantes: AutoDesk, CELA, Caldewai, Grohe, Sankyo Tateyama aluminum, Sanwa, Shinsei shouji, Toto, Zeyko
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa unifamiliar está localizada em uma área residencial recém-desenvolvida no topo de uma montanha, com vista para a cidade que se espalha abaixo. A forma única terreno como um leque japonês gerou a configuração da planta em dois eixos.
Como a casa foi projetada para uma família de Taiwan, um eixo fica na linha que conecta o Japão e Taiwan, e o outro no qual conecta Taiwan e China, que também coincidia perfeitamente com a forma do terreno.
Quando o arquiteto visitou o local pela primeira vez, ele se sentiu muito desconfortável ao ver todas as casas existentes voltadas para a mesma direção, portanto ao desenhar os eixos se preocupou para que não olhassem para o mesmo ponto. Assim, as amplas aberturas criadas compartilham da vista com a comunidade e conecta a residência com o terreno.
Portanto, quando alguém se aproxima dessa área habitacional desde a parte inferior, as fachadas posteriores das casas vizinhas deve ser vista como uma paisagem urbana. Para o segundo eixo buscamos algo diferente, com a intenção de conectar os três países, cada lado da casa se converteu numa fachada sem nenhum lado posterior.
O térreo é feito de concreto para proteger a casa de deslizamentos de terra e o pavimento superior possui uma estrutura de aço para tornar a casa leve. A ampla abertura em ambos os lados do segundo andar permite que o vento da montanha sopre pela casa, além de gerar uma conexão entre interior e exterior.