- Área: 401 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Filip Šlapal
-
Fabricantes: Domark, Duravit, Flos, GUBI, HAY, Kaldewei, Louis Poulsen, Siemens, Situs, TON a.s.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como projetar uma residência familiar em uma área rural do século XXI, preservar as melhores tradições e adicionar as melhores características da arquitetura contemporânea? Nossa resposta a esse desafio é uma casa rural J, uma interpretação contemporânea da casa tradicional eslovaca com um “gánok”, uma espécie de corredor (a palavra eslovaca “gánok” originou do alemão - Gang). A casa está localizada em uma pitoresca vila em Záhorie, no oeste da Eslováquia. Assim como no passado existia ali uma residência sólida e um celeiro de madeira, hoje projetamos uma casa de tijolos como área de convivência e, ao lado, uma estrutura de madeira como garagem.
Ambas estruturas estão interligadas pelo "gánok", um elemento típico da Eslováquia, que está na nossa arquitetura folclórica há séculos. O "gánok" cria uma entrada agradável para a casa e um lugar para desfrutar à sombra. Telhados de duas águas e uma planta oblonga nos lembram os assentamentos originais nesse cenário. O caráter da casa é contemporâneo e foi adaptado para seus futuros proprietários, um casal, às vezes visitado por seus filhos e no futuro também por seus netos.
A residência está situada na parte superior do enorme terreno, permitindo uma excelente vista dos Alpes. Os cômodos da casa estão posicionados um após o outro, como costumava ser no passado. Isso permitiu que a sala de estar e a sala de jantar fossem abertas para os dois lados do terreno. A vida na casa está concentrada em torno de uma enorme mesa de jantar, separada da sala de estar por uma lareira de dois lados. A área da sala é aberta nos dois andares que atingem o telhado de duas águas. A área de dormir está situada na parte tranquila da propriedade, de frente para a floresta.
Ao decidir sobre os materiais de construção, procuramos soluções naturais que são típicas da nossa arquitetura há séculos. A casa possui um gesso branco e o telhado é coberto com telhas marrom-avermelhadas. A madeira natural, que envelhece bem, foi usada na fachada da garagem, no “gánok” e nas venezianas, que representam uma adaptação moderna de elementos históricos. Uma sutil construção em aço contribui para criar uma atmosfera agradável na casa. Todo o interior é realmente leve, a madeira de carvalho natural é combinada com concreto aparente no teto e peças de mobiliário sofisticadas.