-
Arquitetos: EM2N
- Área: 13110 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Damian Poffet, Roger Frei
-
Fabricantes: AS Aufzüge AG, Forster Archiv- und Verkehrstechnik GmbH, NORBA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Paradoxalmente, o charme da Cinemateca existente estava em sua aparência simples e utilitária. O lar da memória do cinema coletivo nacional se apresentava como um acúmulo despretensioso de galpões que se concentrava mais no conteúdo do que na embalagem. O projeto de extensão aceita esse ponto de partida e o torna próprio. Novas adições e remodelações em uma forma composta ambivalente de edifícios paralelos de diferentes comprimentos traduzem o layout dos edifícios existentes, que são dispostos linearmente um ao lado do outro.
Fazer vários cortes angulares diferencia a situação final da implantação; desta forma, o edifício adquire um rosto. O princípio de colocar edifícios um ao lado do outro também é evidente no interior. As três principais vias de circulação, que são colocadas uma acima da outra, passam através das paredes transversais paralelas em ângulos retos, permitindo que o arranjo sequencial dos edifícios 'individuais' seja experimentado.
As janelas, por sua vez, conectam as salas de conferência suspensas na entrada de dois andares e no salão de exposições. Olhar através do edifício gera uma profundidade de perspectiva, além de sugerir associações a processos fílmicos, como montagem e corte.
Enquanto as áreas públicas e todos os locais de trabalho estão concentrados em Penthaz I, o próprio arquivo do outro lado da estrada é concebido como um espaço de armazenamento puramente subterrâneo. Desta forma, os efeitos colaterais funcionais e atmosféricos são restritos a um mínimo absoluto. O Penthaz II é um tipo de bunker super-funcional que garante a melhor proteção possível para os artefatos culturalmente valiosos.
De maneira simples, é alcançada uma espécie de disposição urbana que, por um lado, reage à amplitude da paisagem agrícola próxima e, por outro, confere à Cinemateca Suíça como instituição um endereço enfaticamente claro. O novo invólucro de aço enferrujado, um material industrial que emana uma qualidade sensual, envolve todo o complexo e une as partes novas e as existentes.
O desgaste gradual desse material natural é uma referência à função do arquivo em preservar o filme e confere ao complexo uma identidade própria e diferenciada. A cobertura modulada de telhados condensados, composta por telhados plantados levemente inclinados, retoma o tema de instalações de produção industrial ou estúdios de cinema.