-
Arquitetos: Shma Company Limited
- Área: 300 m²
- Ano: 2017
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Floresta, localizada em Chatuchak, Bangkok, desafiou a tendência da rápida urbanização da cidade na qual as áreas verdes são sacrificadas para atender à demanda de áreas residenciais que causam impactos ao meio ambiente de várias maneiras, principalmente a poluição do ar.
Para resolver esse problema, o cultivo de árvores parece ser uma maneira direta que ajuda a capturar partículas e a produzir oxigênio. Portanto, o projeto da Casa da Floresta pretende utilizar essa abordagem e encontrar uma maneira sustentável e de baixa manutenção para trazer de volta a vegetação para uma residência privada, maximizando a área do terreno.
Uma nova casa maior é construída para substituir a anterior menor na mesma área para acomodar melhor a família. Seu layout é segmentado em três seções, oferecendo dois pátios intermediários, melhorando o bom fluxo de vento em todos os cômodos, em um rico ambiente verde.
Com um projeto cuidadoso, o espaço limitado - três níveis (incluindo o telhado) de 300 metros quadrados no total pode abrigar mais de 100 árvores. Dessa forma, o projeto fornece oxigênio suficiente para 200 pessoas, excedendo a necessidade da família de 7 pessoas.
Aqui, apenas árvores de um a dois anos de idade com um tronco de uma polegada de diâmetro são selecionadas devido à sua qualidade da raiz jovem, tendo uma chance maior de se adaptar a condições limitadas do solo. As espécies escolhidas são basicamente árvores locais que exigem menos rega, resultando em um espaço com rica biodiversidade que consiste em mais de 20 espécies, incluindo plantas sempre-verdes, floridas e frutíferas. Todas as árvores eventualmente prosperarão ao longo dos anos, em vez de inicialmente serem uma floresta espessa instantânea que pode não durar muito.
O telhado tornou-se um espaço ideal para a agricultura urbana, pois está exposto a muita luz do sol. Como resultado, esse espaço é ocupado por jardineiras de um metro de altura, onde frutas tailandesas e ervas tradicionais podem ser cultivadas para servir alimentos orgânicos frescos para toda a família. Além disso, também pode ser usado para outras funções, como refeições e secagem de roupas.
A longo prazo é planejada uma manutenção simples para garantir o crescimento dessa floresta compacta sem a necessidade de recursos excessivos. O sistema de irrigação por gotejamento lento é escolhido para economizar água, juntamente com tubos perfurados percorrendo a camada superior do solo para manter uma quantidade adequada de umidade. As folhas secas caídas das árvores também são coletadas para encher o chão da floresta e gradualmente se transformarão em fertilizantes naturais ricos em nutrientes durante o processo de degradação. Além disso, a poda é necessária trimestralmente para fornecer espaço suficiente para que as árvores com uma taxa de crescimento mais lenta se tornem totalmente florescidas. Com esse design cuidadoso e eficaz, a vegetação luxuriante prosperou lindamente, reintegrando árvores de volta à cidade.