-
Arquitetos: André Ávila Arquitetura, Luis Canepa Arquitetos
- Área: 166 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Romulo Fialdini
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Chaos Group, Deca, Decortile, GRAPHISOFT, Gerdau Corsa, Suvinil, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma região marcada pela diversidade e em constante desenvolvimento e movimento, o bar surge como um respiro urbano, para apreciadores de arte, drinks, culinária e arquitetura. O espaço é moldado e pensado com o conceito coletivo, no qual diferentes experiências sensoriais são compartilhadas. É um convite de pausa e reconexão em meio à correria diária dentro de uma cidade grande. A concepção partiu de um antigo imóvel que já teve usos como residência, estúdio de música e escritório de advocacia, até os atuais proprietários optarem pela transformação em bar. Como a estrutura era de blocos autoportantes, para as novas aberturas e conexões dos ambientes, foram necessários reforços metálicos que ampliaram os espaços. Deste partido utilizamos o metal como design dos ambientes, projetando desde mesas, cadeiras, portas e decoração.
No pavimento térreo, dispusemos a parte técnica como deposito e caixa na antiga garagem do imóvel, a entrada principal foi disposta ao lado, com forma de corredor e uma cor diferenciada, dando destaque para que a pessoa ao entrar tenha a sensação do local. Após passar pela entrada, o usuário tem um grande hall de entrada com diversas obras de arte disposta no vão da escada e corredor. Na ponta do corredor temos o bar principal, aonde são elaborados os drinks, além disso este espaço contem três frentes, duas destas frentes são para os usuários internos do bar e a terceira para as pessoas que estão apenas de passagem na rua. Por último além do bar temos um espaço externo na “esquina”, proporcionando um ponto de vista diferenciado da região e seu entorno urbano.
No pavimento superior temos a cozinha e um pequeno bar, mas o foco deste ambiente se dá no pé direito avantajado e pelo amplo espaço livre que serve para as bandas se apresentarem e que todos os ouvintes tenham liberdade para dançar e extravasar. Com uma grande porta de correr em serralheria, este ambiente se conecta com uma área externa, que proporciona uma integração entre o interno e externo, proporcionando uma visão diferenciada do bairro. Assim, com 166m² e capacidade para 120 pessoas, o espaço se torna convidativo para as pessoas se desligarem da correria diária e aproveitarem um local cercado de artes contemporâneas, música de qualidade, boa culinária e uma arquitetura que instiga todos a conhecerem e aproveitarem os espaços proporcionados pelas aberturas e mobiliários projetados.