- Área: 495 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma área culturalmente nobre de São Paulo, o novo endereço da galeria SIM + Simões de Assis, inaugurada em 2018, busca traduzir em sua arquitetura a sensibilidade/o conteúdo da arte contemporânea. O Projeto consiste na reforma do segundo pavimento e parte do térreo de uma antiga loja de vestidos. O proprietário manteve seu ponto comercial na esquina e alugou o restante para a galeria. A estrutura do edifício foi reaproveitada, assim como o revestimento em chapa ondulada perfurada, revitalizada através de uma pintura eletrostática branca.
A fachada da galeria possui poucas aberturas, a principal delas é a porta de entrada, que funciona como marco do edifício. O vidro concede visão ao pedestre e suscita interesse. O acesso se dá no nível da rua, através de um pequeno desnível do hall de entrada em relação ao resto da galeria, o que cria/gera um espaço de conexão entre o interior e exterior. O pavimento térreo abriga a galeria SIM, espaço voltado para jovens artistas inovadores gerido pelos irmãos Guilherme e Laura Simões de Assim. O projeto concentra o programa em um único bloco, ao lado da circulação, gerando um espaço de exposição amplo e flexível, no qual se destacam as obras de arte, iluminadas por trilhos de spots e iluminação tubular contínua, direcionada por um perfil L.
No segundo pavimento se instala a Simões de Assis galeria de arte, fundada em 1984 pelo pai dos dois irmãos. Renomada por representar alguns dos principais nomes da arte moderna e contemporânea brasileira, seu interior segue a linguagem do piso térreo, com o programa distribuído nas extremidades para manter a amplitude da sala de exposições. O programa comporta uma outra recepção com armários para armazenamento de catálogos; banheiros para o público; uma pequena copa; área de acervo; escritório com banheiro privativo para os administradores; uma sala intima de negociações e um trainel para armazenamento de obras. A escolha de materiais e cores claras, como o piso de cimento queimado, as paredes brancas e o revestimento da fachada em chapa metálica branca, teve como objetivo gerar espaços de grande reflexão de luz. O conceito de arte como reflexão da experiência de viver foi explorado na arquitetura e se traduziu em uma linguagem visual de claridade e amplitude, materializando na forma o sentido do fazer arte. Arte é reflexão, reflete a vida e o momento, assim como o branco reflete a luz conforme o momento do dia.