-
Arquitetos: Alexander Erman architecture & design, J. Mayer H
- Área: 5300 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ilya Ivanov
-
Fabricantes: Air-Lux, Hormann, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência n.n. representa uma exploração espacial entre ocultamento e exposição. Essa topografia em camadas desfoca a linha que separa paisagem e construção. É a residência particular de uma família em uma área rural ao longo do rio Moskva. A geometria da planta baixa funde a edificação com o solo em que está localizada, removendo camadas individuais e criando espaços entre os estratos. Uma seção transversal mostra uma rica variação entre os pisos, e as conexões internas e transições graduais para o exterior desenvolvem camadas abertas para uma organização flexível e programática do espaço.
A ambivalência de privacidade e abertura é modulada em vários estados. Através das curvas e saliências da edificação é formada uma grande variedade de transições entre o interior e o exterior, que incluem o ambiente natural e o artificial, como paredes para escalar e piscinas, jardins bem projetados e áreas paisagísticas.
Existe um reservatório natural como barreira entre o local e o rio. Telhados verdes e lajes densas criam um clima interno através da capacidade de evaporação da superfície e amortecimento de calor para aquecimento e resfriamento. A fachada envidraçada que circunda toda a edificação fornece muita luz natural e interconecta o interior ao jardim. Toda a topografia do terreno foi projetada em forma de "U", para se elevar nas bordas da trama, escondendo a vista dos vizinhos. Os dormitórios da família não são revelados. Os dormitórios nos pavimentos superiores têm acesso direto ao jardim através dos telhados verdes em forma de rampa. As margens onduladas da edificação criam uma transição suave entre arquitetura e natureza.
A topografia dessa residência se funde com os padrões da paisagem rural. Suas bordas são esfumaçadas, ambíguas, com faixas onduladas que se erguem desde o solo.