- Área: 219 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Milena Villalba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sob o clima mediterrâneo que caracteriza seu local de implantação, esta residência unifamiliar situada em um pequeno lote no parque de Vedat de Torrent (Valencia), foi concebida como um volume retumbante rodeado de pinheiros, que emerge por trás de uma gelosia que rodeia o perímetro do pátio frontal, protegendo a intimidade familiar.
O acesso se dá pela parte posterior do lote através de uma "rua/jardim" de passagem que serve de estacionamento, e que conduz o usuário em um sentido descendente e de forma tangencial ao centro do lote, onde um vazio (estar/jantar) sob um grande volume (dormitórios) se transforma em uma sombra que, como um "beiral-sala" convida a passar ao pátio frontal, arrematado por uma piscina. Esse vazio no centro da casa é o que articula todo o programa, tanto horizontal quanto verticalmente. No térreo, a cozinha e seu pátio em uma lateral, e um pequeno dormitório de hóspedes e seu pátio, na outra. No subsolo uma sala multiuso iluminada por outro pátio. No primeiro pavimento estão os dormitórios e um estúdio, que, em contrapondo à horizontalidade do restante da casa, foram concebidos como espaços verticais.
A residência se constrói a partir de paredes-vigas e lajes leves bidirecionais de concreto, que definem por si mesmas os diversos espaços e sua iluminação. As partes maciças receberam acabamento em argamassa de cal e os vazios com gelosias de tiras de madeira maciça de iroko natural escovado. O piso, revestimento das fachadas e a marcenaria exterior, têm continuidade na área de estar-jantar, potencializando seu papel como principal ambiente da residência.