-
Arquitetos: Christophe Pingaud Architecture, REACT ARCHITECTS
- Área: 550 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:George Messaritakis
-
Fabricantes: ART GROUP, BRIGHT, EXPA, Holcim, TSOURLAKIS
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na ilha de Paros, a casa está orientada para o norte, em direção ao mar. Cada volume é alinhado à vista, formando pátios que permanecem protegidos e com vista para a costa. Os pátios são adjacentes às áreas próximas ao declive natural do terreno. As entradas estão localizadas no lado sul e no ponto mais alto. Um segundo volume abriga os dormitórios e é arquitetonicamente conectado à edificação principal. O quintal cria um núcleo com referência direta às áreas de estar e à sala fechada "azul".
A residência cria vistas para o mar através de aberturas arejadas e integra visual e funcionalmente o jardim, a residência e os terraços no lado norte. O interior é dominado por materiais e cores que melhoram os elementos do projeto arquitetônico e unificam o exterior com os espaços interiores. Utilizando elementos da arquitetura das cíclades, a casa foi projetada para se adaptar à paisagem árida, a fim de minimizar o impacto no meio ambiente, pois está localizada perto da área protegida de Langeri.
Ênfase arquitetônica foi dada à 'quinta fachada' (planta do telhado), com o objetivo de explorar a geomorfologia distinta da região, para que os volumes possam ser harmonizados e assimilados no ambiente natural. A arquitetura paisagística é incorporada ao projeto, cobrindo grande parte da área circundante do edifício com vegetação endêmica, deixando intacta uma parte significativa do terreno que mantém sua forma original.
A residência está "enraizada" na topografia, adaptando todos os seus elementos arquitetônicos e funcionais. Elementos arquitetônicos intensos são incorporados ao interior da edificação. As vistas se elevam em direção ao mar e o edifício funciona como uma máquina de observação, embora protegida, dos arredores. A transformação dos elementos morfológicos da arquitetura cicládica, com o objetivo de criar uma linguagem arquitetônica moderna, constitui, juntamente com a integração na paisagem natural, os princípios orientadores do projeto.