- Área: 7839 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:hiepler, brunier,
-
Fabricantes: Batiment, Rabensteiner Brixen / Bressanone, Wittmunder Klinker Neuschoo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de escritórios no centro de Oberhausen combina as diversas funções de um prédio administrativo público e um jardim na cobertura de uma nova maneira, integrando os recursos das duas tipologias. A tensão entre a fisicalidade do edifício de tijolos e a delicada leveza da estufa cria uma nova identidade que afeta o contexto urbano de Altmarkt, um local importante na cidade.
Um jardim vertical conecta a praça ao jardim do telhado. Desenvolvido em colaboração com os arquitetos paisagistas Atelier Le Balto, é um elemento eficaz de planejamento urbano que combina propositalmente as tipologias antigas e novas da paisagem como espaço público. Um percurso variado leva os visitantes do mercado arborizado a degraus e plataformas, passando por trepadeiras e áreas de estar até o telhado. Do telhado, a vista se abre sobre o centro histórico da cidade.
Uma parte da estufa do telhado, planejada em cooperação com a Haas Architekten, é uma área de pesquisa usada pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, de Segurança e Energia, com sede em Oberhausen, para realizar seus estudos no campo da agricultura integrada à construção.