- Ano: 2018
-
Fotografias:César Béjar Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. DREA é um edifício híbrido que combina os espaços de um grande armazém para equipamentos audiovisuais e oficinas, localizado em um parque industrial na parte central da zona metropolitana de Guadalajara.
Do lado de fora, o edifício é apresentado como uma caixa de metal preto, um grande elemento apoiado nas extremidades em duas peças de concreto de 6 metros de altura. Essa configuração gera um vácuo central de pé-direito duplo, um grande limiar que nos acolhe e nos convida a continuar nossa jornada para o interior. Ao entrar, deixamos para trás uma fachada fechada que diz muito pouco sobre o que está acontecendo no interior: a inconsistência do contexto foi a razão pela qual o projeto busca suas qualidades arquitetônicas e funcionais de maneira introspectiva.
O programa funcional é dividido em três áreas principais: o armazém, o corporativo e o terraço.
Os requisitos espaciais foram baseados na concepção de um armazém grande suficiente para abrigar estruturas e equipamentos de áudio visual para eventos, uma área de trabalho em contato direto com o primeiro e um espaço de descanso: o terraço compartilhado.
O arranjo do mesmo foi tratado estrategicamente, não apenas para o correto desenvolvimento da vida produtiva do edifício, mas também para a geração de uma experiência espacial representativa da identidade corporativa. Cada espaço é configurado para responder a necessidades específicas e ganha mais valor ao admitir uma dimensão "doméstica" que transmite conforto a todas as pessoas que os ocupam.
Por fim, o edifício responde a uma das principais preocupações do cliente: não ter espaço suficiente para tudo o que a empresa precisava e muito menos para futuras expansões. Em resposta a essa necessidade, o edifício é configurado como um sistema arquitetônico: o térreo completamente livre e a sobreposição dos outros espaços da empresa foram a chave para um projeto estratégico focado na evolução e crescimento da empresa.