-
Arquitetos: StudioLIM
- Ano: 2019
-
Fotografias:André Mortatti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um dos grandes desafios no retrofit de apartamentos antigos é corrigir visualmente as imperfeições estruturais que as paredes antes escondiam. A abertura de cômodos ou a redisposição de layout deve ser pensada nas três dimensões. Este é o AP SG, localizado em São Paulo, que teve o layout reconfigurado conforme as necessidades dos tempos atuais e do cliente, e onde tiramos partido da estrutura para reorganizar os volumes.
Privilegiando a bonita vista para o parque e skyline da cidade, as paredes brancas refletem a luz e evidencia os ares de galeria de arte. Uma tela em branco para o morador contar a própria estória através da arte. Contrastando (e esquentando) o ambiente, o piso em taco de madeira original foi complementado e restaurado.
Característica em maioria de nossos projetos, a iluminação não é feita por pontos no teto. Os holofotes e sancas iluminadas iluminam o teto e elevam o pé direito, sem marcar o layout.
As mudanças em planta foram precisas: O quarto de hóspedes era grande demais, parte dele foi anexado à sala, configurando os dois volumes de parede que, junto com as vigas, formam o elemento marcante que evidencia a personalidade do projeto. Este, faz a transposição da área social para a íntima. A suíte principal se configura na união de dois quartos, tornando possível a disposição das funções Trabalhar, Vestir e Dormir.
Havia muita área de serviço e dependência de funcionário, uma necessidade já antiquada, dessa forma, essas áreas foram convertidas em uma cozinha, a qual anteriormente ocupava metade do living. A nova cozinha, na sua composição monocromática, contrasta e complementa com o restante do apartamento, se integrando, porém, de forma reservada. Assim, o apartamento foi transportado para o presente, reorganizado para receber um novo estilo de vida, de uma nova geração e de novos valores. Avante!