-
Arquitetos: ELE Arkitektura, Jesus Angel Landia Arquitecto
- Área: 2000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Aitor Estevez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso consistia em uma reabilitação energética e reorganização programática do edifício educacional infantil para adequá-lo ao novo método pedagógico que está sendo implementado no centro.
O edifício original de 1974 dos arquitetos Arechavaleta e Uriarte, é composto por grandes claraboias lineares orientadas a leste e organizadas em uma volumetria escalonada em dente de serra. O espaço interno se estruturava por meio de uma grande nave central com pé direito duplo e várias salas de 45 metros quadrados nos vãos leste (1 altura) e oeste (2 pavimentos). O edifício, de grande valor arquitetônico, se encontrava muito compartimentado para adaptar-se ao novo sistema pedagógico e apresentava problemas de conforto térmico e acústico.
O projeto deveria juntar a criação de espaços diáfanos multifuncionais de grandes dimensões, com salas clássicas que respondessem às exigências impostas pelas leis de educação em vigor (1 sala para cada 25 alunos, salas de 50 metros quadrados, etc).
A intervenção consistiu em projetar uma série de objetos multifuncionais que, devido à sua distribuição e a elementos que incorporam, fossem capazes de estruturar e dividir o espaço satisfazendo demandas concretas em cada área.
Cada elemento foi tratado como um móvel capaz de incorporar várias respostas funcionais. Deste modo, as divisórias fixas, compostas de telas transparentes, se transformaram, por sua vez, nos armários de cada aluno. As arquibancadas são armários. Os volumes de oficinas/banheiros servem de suporte para uma série de divisórias móveis que permitem dezenas de configurações espaciais diferentes.
A estratégia material consistiu na criação de um grande container neutro e branco onde se inserem os objetos, construídos em madeira laminada de pinheiro e placas de madeira compensada de bétula. O projeto procurou criar uma atmosfera que otimizasse a iluminação natural e a sensação de abrigo e tranquilidade.