-
Arquitetos: Dake | Wells Architecture
- Área: 3962 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Ameripolish, Armstrong Flooring, Carlisle SynTec, Crossville, Otis, Pella EFCO, Swisspearl, TriStar Glass Products
Descrição enviada pela equipe de projeto. Partindo sobre a sólida história e imagem da Universidade de Missouri, essa nova instalação de 3962 metros quadrados serve como a "porta de entrada" da instituição, dando as boas-vindas aos visitantes do campus em sua entrada principal. Além de outorgar um ponto de origem para as visitas ao campus, o hall de dois pavimentos e sala de apresentação com 100 lugares cria um espaço multiuso para eventos especiais tais como conferências de imprensa, convidados distintos e eventos de networking. A pedido da Universidade, para fornecer um "elemento arquitetônico característico", a solução de projeto é econômica e monumental. Originalmente fundada em 1905 como uma faculdade de professores, a Universidade do Missouri agora carrega a missão de fortalecer as relações públicas no ensino superior.
O programa de construção é organizado em um volume de dois pavimentos, colocando as funções administrativas em um nível superior para aumentar a presença visual do edifício, reforçando o limite do campus. O projeto considera uma expansão futura que realocará os serviços de admissão e registro existentes para esse local, oferecendo um espaço único para novos candidatos.
O canteiro de obras é derivado do contexto ao redor do campus combinado com uma leitura interpretativa da história e missão da instituição. O calcário fornece uma superfície durável e contextual, aumentando a transparência para o norte em direção à entrada. Dois planos brancos se elevam acima da base, eles definem as fachadas leste e oeste, tão finos quanto papel. Uma parede de vidro angular de dois pavimentos em direção à entrada do campus serve como um gesto de boas-vindas aos visitantes e aumenta a transparência do edifício. O plano oeste se estende um pouco além da parte pontiaguda do edifício, ou seja, o principal ponto de entrada do edifício se inclina levemente na direção oposta, como se fosse uma página marcada para servir como referência futura. Perfurações circulares derivadas do padrão de um livreto fornecem sombra adicional na fachada oeste e iluminam o hall. Uma parede de ardósia, que lembra o quadro-negro da sala de aula, serve como pano de fundo para a entrada do edifício e define uma área de recepção generosa com um urso marrom e branco de 6 metros suspenso na estrutura.
Os visitantes podem conhecer a Universidade apenas por telas interativas ou participar de visitas guiadas que começam no hall e, em seguida, por meio da galeria linear para finalmente deixar o campus. Reconhecendo a capacidade da arquitetura de atrair e inspirar, a Universidade do Missouri reforça sua posição no mercado de ensino superior, mantendo-se fiel à sua missão de educar os cidadãos acadêmicos.