-
Arquitetos: SER-ra
- Área: 382 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:emontenegro / architectural photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. O presente projecto visou a transformação da Antiga Sub-Estação do Elétrico de Colares, em Sintra, numa fábrica e bar de cerveja artesanal. Tendo em conta a importância da pré-existência no que diz respeito à história e à paisagem, a proposta promoveu apenas as alterações necessárias ao melhor funcionamento do espaço interior, articulando o percurso público e técnico de um modo mais funcional. O exterior do edifício não sofreu qualquer alteração. O edifício dividia-se em duas partes distintas: a garagem do eléctrico, acessível a partir de um portão exterior, e a zona destinada aos trabalhadores, dividida em salas, gabinetes e instalações sanitárias.
Devido ao fácil acesso a partir do exterior e à sua dimensão, a proposta converte a antiga garagem na zona de produção de cerveja. A extensão do espaço e o seu elevado pé-direito permitem que, gradualmente, possam ser adicionadas mais e maiores máquinas sem que o espaço necessite de qualquer alteração. Por sua vez, a antiga sala de espera, gabinete e zona de despacho de mercadorias são unidas, tornando-se num espaço único onde são recebidos os apreciadores de cerveja. A zona de produção e o bar encontram-se ligados por um enorme vão que oferece um momento de contemplação. Assim, sentados ao balcão, os visitantes podem observar a produção da cerveja que saboreiam, apercebendo-se do processo. O espaço técnico, invisível aos visitantes, é dedicado a cozinha, instalações sanitárias e balneários, articulando-se com a zona de público, com a zona de produção e contendo em si os percursos necessários aos trabalhadores e ao abastecimento.
A intervenção procurou a reutilização de elementos existentes e a aplicação de materiais duradouros e de estética industrial. O balcão foi construído com o tijolo de burro e com uma sulipa de madeira da linha do eléctrico abandonados no espaço. Os caixilhos e portadas existentes foram tratados e mantidos na sua cor original, amarelo, que se estendeu a alguns dos novos elementos.