-
Arquitetos: Foster + Partners
- Área: 64 m²
- Ano: 2003
-
Fotografias:Nigel Young - Foster + Partners, Richard Bryant
-
Fabricantes: POHL
Descrição enviada pela equipe de projeto. 30 St Mary Axe é o primeiro arranha-céu sustentável de Londres. Localizado no coração da cidade, sua forma distinta é uma adição ao skyline londrino e já se tornou um marco no principal centro financeiro da Europa. A torre apresenta uma estratégia ambiental altamente progressiva, com sua forma aerodinâmica maximizando a quantidade de iluminação e ventilação naturais para reduzir significativamente o consumo de energia do edifício. Os ambientes de trabalho também são aprimorados oferecendo melhores visuais para todos. É uma intervenção ousada na paisagem urbana e foi implantada em uma generosa praça pública que incentiva uma mistura animada da vida urbana com lojas, cafés e um restaurante.
St Mary Axe é um edifício ambientalmente progressivo. Sua modernidade intransigente é aliada à sensibilidade ao ambiente natural. Uma gama abrangente de estratégias sustentáveis reflete na redução de 50% de energia do edifício, comparado a um típico prédio de escritórios com ar condicionado. O ar fresco é aspirado através de grandes átrios, "poços de luz" em espiral que ventilam naturalmente os escritórios e minimizam a dependência do sistema de climatização artificial. Os átrios e a forma do edifício maximizam a entrada de luz natural, moderam o uso da iluminação artificial e permitem vistas do interior do edifício. As varandas na borda de cada vazio oferecem fortes conexões visuais entre os pavimentos e induzem a criação de instalações de áreas comuns. Os átrios internos são indicados no exterior por faixas espirais de vidros cinza.
Vários estudos complexos de dinâmica de fluidos das condições ambientais locais sugeriram uma estratégia para integrar o edifício ao seu terreno e permitir o uso de forças naturais de ventilação. A torre de 180 metros, de quarenta pavimentos, rompe com as convenções de edifícios de escritórios tradicionais, semelhante a caixas. Sua planta circular adota pilares cônicos na base e no coroamento para melhorar as conexões com as ruas circundantes e permitir a quantidade máxima de luz solar no nível da praça. Ela permite também que grande parte da área do local seja usada como praça pública ajardinada, com árvores maduras e muros baixos de pedra que marcam sutilmente os limites do local e funcionam como assentos. Metade do embasamento da torre é composto por lojas e a outra parte abriga um restaurante, com café ao ar livre se espalhando pela praça.
A volumetria externa do 30 St Mary Axe explora uma série de curvas progressivas com o auxílio de técnicas paramétricas de modelagem. A forma e a geometria tem afinidade com as formas que se repetem na natureza. A pinha, por exemplo, possui uma espiral natural e, como este edifício, abre e fecha em resposta a mudanças climáticas. A forma suave da torre também direciona o movimento do ar ao redor do edifício e minimiza a quantidade de vento no nível da praça oferecendo mais conforto aos pedestres. A estrutura de aço diagonal externa se deve a sua geometria triangular, inerentemente forte e leve, permitindo um espaço interior flexível e sem colunas.
O revestimento da fachada consiste em 5.500 painéis de vidro triangulares planos e em forma de diamante, que variam em cada pavimento. As fachadas de vidro nas áreas de escritório são constituídas por uma camada externa de vidros duplos e uma interna com vidros simples que combinadas criam uma área ventilada central que contém persianas de controle solar. As cavidades atuam como zonas de amortecimento para reduzir a necessidade de aquecimento e resfriamento adicionais e são ventiladas pela exaustão do ar que é retirado dos escritórios. O envidraçamento dos átrios, que sobem em espiral pela torre, consiste em painéis de vidro duplo que podem ser abertos e são combinados com vidros de cor cinza e um revestimento de alto desempenho que reduz efetivamente o ganho solar.
O design do lobby de entrada conecta a experiência externa à organização do interior da torre. Painéis de alumínio extrudado com sete metros de altura fluem da praça para o coração do saguão em uma linha contínua. Esse mesmo design segue no lobby dos elevadores para as instalações da cozinha e nas salas de jantar privativas do 38º pavimento, no restaurante do 39º pavimento e o bar do 40º pavimento. As áreas de jantar têm uma vista oeste espetacular da Catedral de St Paul, e o bar oferece uma vista única 360 graus do ponto mais alto da cidade.
30 St Mary Axe é um edifício inovador no quesito: social, ambiental, tecnológico, espacial e arquitetônico. O design da Foster and Partners para a sede da Swiss Re em Londres é um símbolo marcante para uma das principais empresas de seguros do mundo e um paradigma da prática ambiental responsável, uma busca tanto do cliente como do arquiteto.