-
Arquitetos: Chris Collaris Architects
- Área: 1423 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tim van de Velde
-
Fabricantes: Douglas fir Tilsonburg, Ontario, Wiarton Buff limestone quarrier
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura holandês de Chris Collaris projetou uma residência no Monte Brydges, com vista para os campos e bosques verdes na área rural do sudoeste de Ontário, Canadá. Apesar de ter um viveiro verde bem-sucedido, um terreno adjacente de 50 hectares, consistindo principalmente de plantações de feijão e bosques sazonais, foi a chance número um para o cliente ampliar a propriedade existente e prepará-la para construir uma casa de campo. Para ajustar o desenho aos desejos futuros do cliente, a casa deveria ser à "prova de ciclo de vida". Mas o projeto também precisava atender às demandas de uma grande casa de família, porque era necessário prever um crescimento familiar de filhos com netos.
O programa funcional teve a influência mais importante no projeto arquitetônico. Todos os espaços foram organizados em um pavimento. A expansão deste programa leva a um átrio central que conecta todos os espaços e traz luz até a parte mais interna da edificação. Cada espaço da planta tem uma conexão e orientação diferentes para o exterior. Com campos de feijão e bosques, a vista é diferente em todos os quartos. A residência é projetada especificamente para o clima no sudoeste de Ontário. Os verões podem ser muito quentes e os invernos são sempre frios com muita neve. A casa foi projetada com uma grande marquise que se estende em diferentes direções. A cobertura protege da intensa luz do sol e o calor no verão, mas permite que ela entre no inverno.
A maioria dos materiais utilizados na residência são provenientes de produção local. A pedra natural dos pisos e fachadas são provenientes de uma pedreira em Ontário. O revestimento de madeira da cobertura é proveniente de uma floresta local e algumas peças de mobiliário (o cabideiro e a mesa de jantar) são feitas com madeira de árvores antigas do terreno. O grande telhado verde (Liveroof Ontario) foi produzido nos campos ao lado do terreno. Fazer o máximo possível com fontes e materiais da região local era importante para o cliente, ecoando a alegria da proximidade social da família com todos os filhos e netos. Desta forma, a vila encontrou seu destino como uma herança sustentável feita com coisas que eram próximas.