Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada e pleno coração da cidade de Amsterdã, entre a praça dos museus e o Vondelpark, a PC Hooftstraat é a rua mais luxuosa da capital holandesa. Inspirados por este contexto imerso em arte e alta costura, os arquitetos do UNStudio desenvolveram um projeto de reforma para a fachada da The Looking Glass, com um desenho que procura reinventar o próprio conceito da loja. A nova fachada do número 138 da Hooftstraat é uma celebração da arte têxtil, tanto em sua forma quanto em função; os enormes painéis de vidro curvo que vestem a fachada da loja simulam a leveza do tecido, como um vestido leve que balança com o movimento do corpo. Esta configuração da fachada de vidro funciona como uma espécie de cortina, ocultando e revelando as últimas novidades no mundo da moda à medida que os pedestres passam pela rua.
Em um gesto fluido, moda e arquitetura se fundem para celebrar a plasticidade da geometria das peças mais sofisticadas da alta costura, criando uma fachada que é tanto estética quanto prática. Tudo isso respeitando as linhas originais da fachada de três janelas de um edifício histórico da cidade de Amsterdã. A loja propriamente dita ocupa todo o espaço térreo do edifício e está diretamente conectada com o espaço da rua Hooftstraat, os pavimentos superiores, por sua vez, foram transformados em um apartamento de luxo. O UNStudio foi responsável pelo projeto de fachada e também pelo desenho dos interiores.
As esbeltas vitrines da fachada funcionam como um elemento de conexão entre o espaço público da loja no térreo e o programa mais reservado dos demais pavimentos. Os três grandes painéis de vidro estrutural foram pré-fabricados e montados no local. Silicone estrutural foi utilizado para soldar os painéis de vidro curvo e plano, os quais encontram-se emoldurados por montantes de aço inox formando uma caixa de vidro. Cada uma das caixas destas caixas conta com uma estrutura oculta de aço utilizada para o travamento da estrutura para fins de proteção e transporte.
Após a instalação das vitrines, uma camada rígida de isolamento é adicionada sobre um painel de GRC acoplado às caixas de vidro. Este painel é então recoberto com tijolos semelhantes ao edifício existente. Uma junta metálica serve para separar e definir os limites entre a antiga estrutura e a nova intervenção. As juntas de silicone de 8 mm, inseridas entre os perfis de borda e os painéis de vidro, permitem ajustar pequenas imprecisões resultantes do processo de fabricação, enquanto os perfis de aço servem para proteger as bordas dos painéis de vidro ao mesmo tempo que funcionam como um elemento de transição entre a complexa geometria dos painéis e a sobriedade da estrutura do edifício.