-
Arquitetos: SpaceStation
- Área: 500 m²
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma "ponte" é uma passagem flutuante para passar, e um "pavilhão" é um lugar para estar servindo como um ponto de observação.
Para tornar o pavilhão-ponte mais parecido a uma estrutura abstrata, com um telhado inclinado flutuando na paisagem, uma seção de 42 metros foi desenhada sem deixar vestígios ou evidências de tubulações.
Os materiais estruturais selecionados foram aço e concreto. Os pilares de ambos os lados são colunas de concreto com seção de 1,2 x 2,5 metros, e uma viga com largura de 0,6 metros e altura de 2,2 metros é usada como estrutura principal para executar o trabalho.
O núcleo da viga principal é de aço em forma de "H" envolto em concreto armado. Em ambos os lados, há uma série de vigas triangulares secundárias perpendiculares à principal. O piso é suspenso nas vigas secundárias através das colunas de aço tensionadas. Para equilibrar o momento fletor no meio da viga principal, uma fileira de colunas de tensão é colocada no chão nas extremidades dos pilares.
A vantagem desse sistema estrutural é que a viga principal, juntamente com todo o equipamento e tubulações, pode ser escondida dentro do telhado inclinado, enquanto apenas algumas colunas de aço serão expostas no espaço principal. Dessa forma, o hall central na cobertura da ponte pode ser muito transparente.
A unidade interna e o duto de ar-condicionado estão dispostos no espaço entre as vigas secundárias, enquanto a unidade externa é organizada na sala de equipamentos nas duas extremidades do volume. O exterior da sala de equipamentos é coberto com placas de alumínio perfuradas brancas.
Para reduzir o impacto visual da moldura da janela, optou-se por não abrir uma janela no corredor central; no entanto, para obter ventilação natural, foi projetada uma claraboia que pode ser aberta mecanicamente.