-
Arquitetos: Studio Kyze
- Área: 230 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Manuel Sá
Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi no charmoso bairro da Graça, um dos mais tradicionais da capital baiana, que Rebeca encontrou o lar que, de olhos brilhantes, jura que será dela pra sempre. Nascida e criada em Feira de Santana, maior interior da região nordeste do Pais, sentiu a necessidade de mudança para Salvador por motivos profissionais e pessoais. A procura pelo lar ideal não foi fácil. “Sempre me identifiquei com o conforto e a peculiaridade de um bairro como a Graça, um dos poucos, em Salvador, onde é possível um dia a dia projetado numa escala humana; um bairro rico em serviços e opções comerciais e culturais”.
Apesar de não faltarem opções de novos empreendimentos, o que interessou a jovem advogada foi um apartamento da década de setenta, inserido em um prédio de 8 andares e um apartamento de 230 mq por andar, localizado em uma rua residencial , a poucos metros da rua Euclydes da Cunha, principal artéria comercial do bairro, e próxima de importantes pontos culturais, como o Museu Rodin, O Museu Geologico da Bahia, O Museu Carlos Costa Pinto, o Centro Cultural Aliança Francesa.
O Trabalho arquitetônico de reforma e transformação do espaço foi conferido ao Studio Kyze, liderado pela jovem e afirmada arquiteta baiana Kyze Vasconcelos.
“O desafio desse projeto foi unir a tradição de um edifício construído há 50 anos num contesto urbanístico tradicional, com os hábitos, desejos e necessidades de uma estudiosa profissional liberal, que ama receber amigos e familiares, organizar reuniões gastronômicas e encontros cinéfilos ”.
A logica adotada na reforma preza uma equilibrada valorização das preexistências, na materialidade tanto quanto nas dinâmicas espaciais, que foram revistas no intuito de oferecer conforto e modernidade.
Foi nesse intuito que os pisos de madeira de lei da área social do apartamento foram totalmente recuperados. A escolha de uma discreta integração da cozinha com a sala de jantar, assim como no hall de entrada e no acesso ao home office, é marcada por ladrilhos hidráulicos se encaixando num perfeito quebra cabeça com o piso reformado. O balanço instalado na sala de estar remete às lembranças lúdicas e saudosas de dias de infância na casa de vo, criando um ambiente sinérgicoe propenso a conversas leves, combinando com um layout elegante e ao mesmo tempo descolado, abraçando os desejos da proprietária.
A atenção ao layout do home office é voltada ao domínio visual da área de estar, favorecido por uma charmosa bancada orientada de forma diagonal, em combinação com uma cadeira de balanço, mais uma vez criando novas atmosferas a partir da valorização de prazerosas lembranças. A mesma linguagem recreativa, de forma intimista, é adotada na instalação de uma banheira na suíte máster do apartamento, com a criação de um deck de madeira como elemento de apoio técnico e visual. A personalização dos ambientes é rica de elementos exclusivos, moveis de design, obras de arte e fotografias, que remetem em mais de uma oportunidade a essência do cenário cultural baiano.