-
Arquitetos: Estudio ODS
- Área: 225 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ricardo Santos
-
Fabricantes: AutoDesk, BRUMA, Binderholz GmbH, CIN, Secil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Estamos perante um terreno com 300m² à cota 205 acima do nível do mar, na encosta sul do Vale da Goldra, localizado no barrocal do Algarve central.
A estratégia de projecto consistiu em definir a casa num volume compacto, que se fecha à envolvente construída e se abre em dois momentos apenas: a norte para um pátio interior e a sul para o terraço da piscina e para o vale.
A plasticidade e a volumetria resultam de três aspetos fundamentais: as condicionantes da envolvente construída; o tamanho, a inclinação e orientação do terreno; e por fim o programa proposto pelo cliente. Um dos aspectos importantes do projecto era que os três pisos não fossem perceptíveis em nenhum momento desde o exterior, permitido um melhor encaixe no terreno e consequentemente na paisagem envolvente.
No piso térreo a sala e cozinha assumem o centro da casa, na relação com o espaço exterior e com o pé direito duplo da mezzanine. Os quartos, virados a poente, tem acesso através de um corredor com pé direito duplo onde se revela um vão da mezzanine, outro do quarto e o lanternim na cobertura. A articulação entre os três pisos é garantida por uma escada em caracol que se assume como elemento nuclear na relação quotidiana na utilização da casa.
A norte a fachada em chapa metálica distendida cria um filtro na relação da casa com a estrada de acesso que permite gerar um espaço protegido das vistas e a definição de um pátio a norte da sala. A sul aparecem os vãos na procura da necessária intimidade e da relação de profundidade que o vale permite.
No terraço da piscina define-se um espaço coberto pelo edifício que garante sombra e a superfície necessária para apoio às actividades da piscina. As portadas em chapa perfurada pintada de verde escuro garantem o embasamento e o diálogo com os verdes da paisagem circundante.