-
Arquitetos: Candida Tabet Arquitetura
- Área: 720 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Casa Gaya explora a interação da sua geometria com a expressiva vegetação do situ, servindo de lar para um casal que trocou a caótica vida metropolita de São Paulo pelo refúgio no campo. Seu desenho resulta numa construção discreta e minimalista.
A principal estratégia da arquitetura foi desconstruir o plano tradicional da cobertura, promovendo dobras intencionais e estratégicas. A combinação de movimentos em diversas inclinações dá ritmo à volumetria da cobertura, que é estruturada em madeira garapeira proveniente de manejo sustentável. A casa foi projetada para receber amigos e familiares de maneira a preservar a privacidade do casal através do planejamento de distribuição em duas alas distintas: uma para os anfitriões e outra para os convidados.
De um lado, suíte master completa, escritório e sala de ginástica, entremeados por luz zenital e jardim; de outro lado, outras três suítes. Articulando as duas extremidades, um segmento que alia áreas internas e externas e inclui sala de estar, cozinha aberta, churrasqueira, extensas mesas de jantar e generosa piscina. O projeto Casa Gaya, com 460m² em ambientes internos e 260m² em pátio externo, está localizado nas proximidades montanhosas de Atibaia, a 80 km de São Paulo.