-
Arquitetos: Candida Tabet Arquitetura
- Área: 300 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Casa da Árvore foi desenvolvido a partir de uma pequena casa abandonada, construída para funcionários nos anos 80, e um galpão anexo. Durante os anos de abandono, suas empenas brancas serviram de pano de fundo para os ensaios em murais de sua atual proprietária, na época candidata à escola de artes plásticas.
Ao conceituar o partido arquitetônico para a transformação da singela instalação existente em uma casa de fim de semana para a mesma jovem - hoje mãe de duas crianças, e seu marido - a arquitetura optou por manter todas as pinturas ali deixadas (a maioria data do ano 2000), exigindo que qualquer intervenção só pudesse ser praticada se as preservasse integralmente. Para intensificar a atmosfera wabi-sabi desejada, os conceitos de tempo e nostalgia se tornaram base do processo criativo, junto ao briefing fornecido, sendo o principal deles o emoji: (uma alusão ao singelo, ao anti-luxo para nortear a estética do projeto).
Seguindo esta linha, o trabalho de volumetria foi complementado pelos vãos que enquadram magicamente a luz natural e mesclam a vegetação ao interior da casa e aos murais, resultando em um contínuo wallpaper. A escolha dos materiais resgatou a linguagem simples e cabocla do interior do Brasil buscando o uso de soluções típicas regionais de alto desempenho térmico, dentre elas, paredes em tijolos de barro e coberturas inclinadas em telhas coloniais de barro. As pedras das paredes foram encontradas no próprio solo, in situ. Todos os acabamentos e soluções arquitetônicas, por premissa de tendências ou modismoscontemporâneos, foram afastados. Através de elementos e soluções não convencionais, a casa amadureceu junto com sua dona.
O novo espaço foi construído para brincar, contemplar e emocionar, trazendo alegria e provocando descoberta contínua através das soluções arquitetônicas e acabamentos escolhidos. A Casa da Árvore, 300m², está localizada na região montanhosa de Atibaia, aproximadamente a 80 km de São Paulo. A casa é composta por terraço, seis suítes, salas de estar e jantar, cozinha, despensa e lavanderia; foi reformada em 2019.