-
Arquitectos: Arturo Sanz, Fran López López
- Área: 59 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Maria Mira
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Cerámicas Ferrés, Cooperativa Ladrillera, Duravit, Fuster Alonso, Tejar Brandís, Tres
Descrição enviada pela equipe de projeto. Benimaclet era uma vila que foi absorvida pela cidade de Valência na segunda metade do século passado. Ela abriga uma aldeia com edifícios multifamiliares de pequena escala, como é o caso: um prédio de três andares, composto por seis apartamentos que, no térreo e através de um acesso central, permite a conexão ao pátio da quadra para edifícios de duas alturas. A intervenção que apresentamos consiste na reconstrução de um desses edifícios, pertencente a uma das casas no térreo, e sua conexão com ele. Os problemas construtivos de qualidade e habitabilidade deste edifício aconselharam sua demolição e reconstrução volumétrica.
Objetivos da intervenção
Conectar a casa ao pátio ajardinado com uma árvore e trepadeiras. A cozinha está localizada na parte de conexão da casa com o pavilhão, transformando o pátio na parte central da casa, funcional e espacialmente. Controlar as vistas entre o pavilhão anexo e os apartamentos nos andares superiores e proteger o pavilhão do sol excessivo do verão. Usar apenas materiais naturais aproveitando ao máximo sua textura para deixá-los sem revestimento. Toda a intervenção gravita em três elementos: adobe, as paredes brancas e a madeira.
Uso de adobe
Pavimentos e revestimentos de parede feitos com peças mecanizadas de argila cozida de dois tamanhos: 24x12x3 cm e 24x5,5x3 cm com um equipamento que combina os dois tamanhos. Nas áreas mais vulneráveis das instalações úmidas essas mesmas peças foram esmaltadas em branco, antes de serem colocadas, pelo proprietário da casa que é licenciado em Belas Artes. A estrutura das lajes foi feita com abóbada maiorquina curvada suportada por vigas metálicas. Treliça de cerâmica foi feita com a peça quadrada, tamanho 20x20x8 cm, recortada especialmente para este trabalho a 45º, obtendo uma peça que confere à treliça uma maior opacidade frontal e uma direcionalidade que permite escolher a orientação NE, porque esta é a que oferece melhores vistas de dentro do pavilhão.