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Arquitetos: Rogers Partners
- Área: 11313 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Albert Vecerka-Esto
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Fabricantes: Armstrong Ceilings, Allegany Door & Hardware, Assa Abloy, Carlisle SynTec, Citadel Architectural Products, Duo-Gard, EFCO, Forbo Flooring Systems, Gordon, Interface, Jelinek Cork, Metromont Corporation, NEW CASTLE, Sika, Tectum
Arquitetura inspirada em East Baltimore
O projeto da Rogers Partners reflete o tecido urbano do bairro. Enquanto a maioria das escolas primárias são edifícios únicos, a Escola Henderson-Hopkins é um aglomerado de "contêineres para aprendizado" inspirados nas casas geminadas, nas varandas e nos espaços sociais cívicos de East Baltimore. Seu campus é um microcosmo da cidade: os estudantes são agrupados por idade em casas de pequena escala que são cortadas pelas ruas principais e laterais. Cada casa possui um salão para almoço e ensino / aprendizagem flexível e um terraço de aprendizado ao ar livre. Essa estratégia descentralizada promove a aprendizagem e o crescimento individual, raro na educação pública.
As alturas dos edifícios são consistentes com a arquitetura baixa dos arredores. O concreto pré-moldado com ranhuras no exterior refere-se à “form-stone” normalmente encontrada nos edifícios de Baltimore. Os salões são elementos de construção mais altos que se erguem acima dos outros edifícios do campus, representando a educação como o centro da comunidade. Esses elementos verticais transformam a escola em um marco comunitário, seguindo a tradição das torres da igreja de Baltimore, que permanecem como âncoras sociais e visuais para os bairros locais.
Um laboratório de aprendizagem
A arquitetura do campus oferece suporte a métodos e pesquisas de ponta. Facilita a pedagogia inovadora de Johns Hopkins com espaços flexíveis que podem acomodar mudanças nos métodos de ensino. Os espaços interiores são modulares e adaptáveis a qualquer tipo de programa pedagógico e estão em conformidade com as diferentes habilidades, hábitos e idades de aprendizagem dos alunos. O salão, ou "commons" como é chamado localmente, é um espaço multiuso central que fornece uma base para estimular o desenvolvimento dos alunos. As janelas em todos os lugares oferecem luz solar ideal em todos os edifícios do campus. A Rogers Partners pesquisou precedentes nacionais para projetar esses espaços de aprendizado tradicionais e não tradicionais que acomodam atividades múltiplas e espontâneas.
“Este projeto representa o que realmente pode ser a arquitetura da educação: capacitar alunos, professores e comunidade. Nosso objetivo era recuperar e reimaginar um tecido urbano rico em oportunidades e otimismo para East Baltimore e inovar um conceito de escola enraizado no familiar, mas sempre em mudança, para cumprir uma pedagogia progressiva ”, diz Robert M. Rogers, FAIA, diretor da Rogers Partners. “Em seu plano urbano intencionalmente poroso, seguro e urbano, e através do artesanato de luz, materialidade e desempenho, o projeto respeita a história e apóia o futuro da educação e desse bairro.”
Um Regenerador Urbano
Os desenvolvedores do projeto, East Baltimore Development, Inc. (EBDI) - uma organização sem fins lucrativos criada por parceiros comunitários, governamentais, institucionais e filantrópicos - construíram a escola como parte de esforços mais amplos para revitalizar essa região da cidade.
"A EBDI está comprometida em revitalizar, reenergizar e reconstruir nossas comunidades", diz Christopher Shea, Presidente e CEO da EBDI. “Acreditamos que bairros fortes são construídos em torno de escolas públicas fortes. Estamos muito satisfeitos que a Universidade Johns Hopkins tenha apresentado um modelo que se encaixa em nossos princípios fundamentais e que o design da Rogers Partners ajudou a torná-lo realidade. ”
Para promover a regeneração urbana, além das instalações da escola e de assistência infantil, o campus incorpora um centro de saúde da família, uma biblioteca, um auditório e uma academia, como recursos compartilhados com moradores e empresas da comunidade.