-
Arquitectos: Studio Arquitectos
- Área: 1048 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pablo Garcia Figueroa
-
Fabricantes: Chukum, Illux, MELNOR, Magg
Descrição enviada pela equipe de projeto. Materiais locais, texturas, sensações e natureza estão entrelaçados em dois pátios centrais que são o coração do projeto. A principal intenção da Aldeia Ka'a é fornecer uma solução para os problemas atuais da Tulum, que, como destino turístico, tornou-se muito popular nos últimos anos, e a demanda imobiliária tem se concentrado no desenvolvimento de moradias para aluguel de férias, deixando os moradores locais à deriva. Uma vez detectada a necessidade de utilização de habitações, concebemos um projeto que respondesse às necessidades do utilizador local, promovendo nelas uma identidade de desenho arquitetônico ao nível de qualquer hospedagem pensada para os turistas.
O projeto se desenvolve em quatro módulos que se vinculam por meio de duas áreas comuns, pátios que promovem a ventilação, privacidade e a iluminação natural para todos os módulos que, por sua vez, contam com dois apartamentos cada um, totalizando oito residências em um terreno com uma superfície de 873 m2. A implantação dos módulos dentro do edifício é resultado direto do levantamento das árvores que ali existiam. O pergolado central foi concebido como um eixo longitudinal ao longo da edificação, e gera tensão e conexão entre os volumes edificados e os dois pátios. O percurso contribui com a experiência sensorial e receptiva do espaço, imerso em um ambiente rodeado de abundante vegetação.
Os pátios centrais e a pérgola de ligação garantem o bom funcionamento e a circulação espacial eficiente, graças ao fato de funcionarem como espaço de transição entre as áreas públicas e privadas. As camadas vegetais fornecem privacidade, intimidade e o isolamento parcial sem perder a conexão entre interior e exterior. Com o objetivo de estabelecer uma hierarquia volumétrica a partir do nível do pedestre, optou-se por uma volumetria fechada para o exterior no pavimento superior, e generosamente aberta para os pátios centrais, gerando um terraço no segundo nível, contida por uma jardineira flutuante que nos permite a conexão entre o interior do apartamento e o terraço a partir de um mesmo espaço, com privacidade e rodeado de verde. A intenção do uso de materiais foi centrada em gerar um sentido de enraizamento no usuário, por isso nosso conceito foi baseado no uso de materiais locais. Os quatro materiais principais são: chukum polido em paredes e pisos, madeira de tzalam para a carpintaria, pedra maia e vigas de aço. A interação entre todos esses elementos e intenções de projeto cumprem com o objetivo de criar um desenho que gera uma percepção de comunidade, identidade no usuário e, ao mesmo tempo, se funde com a selva verde de Tulum.