-
Arquitetos: Base taller
- Área: 586 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Mateo Soto
-
Fabricantes: Acquafloor, Adobe, AutoDesk, Cedro Rojo, Chaos Group, Krion, Ladrillera Santafé, Porcelanosa Grupo, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma premissa define o projeto desta casa, "uma homenagem à paisagem". Com base no contexto natural e na implantação da obra, foram escolhidos os materiais, tons e texturas a serem utilizados, uma gama de cores terrosas que imitam a natureza do seu entorno, um paisagismo que responde ao nativo, em suma, um respeito ao natural. A casa está localizada na área rural de La Ceja, Colômbia, na parte alta do morro Capiro, rodeada por vegetação e próxima à reserva natural de Capiro, onde nascem as principais fontes hídricas da cidade.
Sobre um terreno irregular três volumes são colocados delicadamente respeitando a topografia existente, que gera três níveis diferentes, estes, por sua vez, marcam o programa da casa; um módulo social, um conector e um módulo privado. O módulo privado tem um estúdio/biblioteca que a família descreve como o lugar mais acolhedor da casa, onde podem estar juntos num dia frio e sentir-se quentes, um espaço que permite aproveitar a paisagem e ao mesmo tempo a tecnologia, já que também recebe o centro de entretenimento. O restante do módulo privado se compõe por dois dormitórios com banheiro e o dormitório principal, que arremata o volume gerando uma varanda com vista de 90 graus.
O módulo social é o mais baixo, composto pelas salas de estar e jantar, e uma cozinha semi-integrada que permite fazer deste um espaço aberto. A cozinha é um elemento de união para a família, onde todos podem expressar seus gostos e seus talentos culinários sem perder a integração social; este espaço se conecta por uma grande varanda que se abre para a vista da cidade e, ao mesmo tempo, tem uma divisão na sua metade que permite criar dois espaços e atmosferas diferentes, uma sala de jantar auxiliar e uma sala externa que aproveita desta vista.
Finalmente temos o módulo de conexão, que é responsável por receber o pedestre que vem caminhando por um jardim de experiências, por ambientes e por um momento de relação com a vegetação, chega a um espaço onde estão o banheiro social e a divisão dos dois módulos, conseguindo assim uma separação física entre o particular e o social. Este módulo rompe, em termos de volumetria, com o resto da casa, estabelecendo uma diferença tanto no interior como no exterior.