-
Arquitetos: Ehrlich Yanai Rhee Chaney Architects
- Área: 625 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Matthew Millman, Joe Fletcher
-
Fabricantes: Cosentino, Dornbracht, AutoDesk, Boffi, Brombal, Bulthaup, CoorItalia, Dunn Edwards, Enscape, Kolumba, Miele, PIETRA SERENA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado pela Ehrlich Yanai Rhee Chaney Architects para um jovem casal, a Casa Waverley é uma estrutura de 460 metros quadrados, acompanhada por uma edícula ou casa de hóspedes de 150 metros quadrados. Implantada em um lote plano de aproximadamente dois mil metros quadrados em um bairro residencial construído na primeira metade do século XX em Palo Alto, Califórnia. Formalmente, o projeto é um modelo de estudo de composição simples e materialidade refinada, com ênfase nos processo artesanais de construção. Em seu volume, a casa é composta por um jogo de cheios e vazios, espaços concebidos para melhor capturar a luz natural e integrar os espaços interiores e exteriores.
A volumetria do edifício no térreo é definida por uma envoltória de tijolo dinamarquês de forma alongada, utilizado para enfatizar a horizontalidade da composição, profundamente enraizada na paisagem natural de Palo Alto. O revestimento da cobertura plana e seus detalhes de rufo foram executados em chapas dobradas de bronze, as quais também são utilizadas nas fachadas do edifício entre os planos de tijolo e nos perfis que definem as aberturas de vidro de piso ao teto.
Em contraste à volumetria sóbria de tijolo do térreo, o segundo pavimento é um elemento leve e transparente, revestido com painéis de aço inoxidável e janelas de dupla altura com estrutura de alumínio. Complementando a leveza deste volume de aço e vidro, forros de madeira de carvalho foram utilizados para proporcionar uma atmosfera mais aconchegante aos espaços interiores do edifício. No térreo da casa, foi criada uma adega com uma sala de degustação de vinhos completamente abertas para o pátio incorporado ao projeto de paisagismo. Arrematando a ampla escadaria de concreto em balanço, um painel único de vidro de nove por três metros foi concebido para conectar todos os espaços da casa, integrando interior e exterior.
Devido a dimensão sem precedentes desta superfície de vidro, ela foi pré-fabricada sob medida na Alemanha - utilizando as mais novas tecnologias de fabricação em vidro - e posteriormente enviada para a Califórnia. Tal esforço foi levado a cabo devido à importância da transparência para a melhor compreensão dos espaços da casa, um elemento fundamental para os moradores se sentiam intimamente conectados à exuberante paisagem natural do lado de fora da casa.
Interiormente, os arquitetos utilizaram uma série de materiais de alta qualidade, como uma porta revestida em couro entre tantos detalhes em bronze. Outro importante elemento é uma tela de malha de aço que circunda o espaço da cozinha, garantindo uma melhor organização e privacidade dos espaços da casa, separando as áreas intimas e sociais. A tela de aço pode ser aberta, deslizando sobre um trilho embutido no forro de ripas de madeira de teca e quando recolhido, fica oculto na área de serviço.
A edícula no fundo do terreno funciona como um estúdio para a prática de atividades físicas e ioga, além de poder ser utilizar como um quarto de hóspedes, equipada com um banheiro e uma cozinha. A estrutura se revela como um volume de pedra, completamente aberta para o terreno fazendo com que os moradores e visitantes se sintam acolhidos pela natureza, bem no meio do jardim. O projeto de paisagismo preserva e incorpora inúmeras espécies de plantas nativas da Califórnia, gramíneas e árvores de grande porte.