-
Arquitectos: RIMA Arquitectura
- Área: 990 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Frank Lynen
-
Fabricantes: Hansgrohe, Artemide, Helvex, Interceramic, Metalarte, Noken, Ventor, combi20740
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia que sustenta o projeto é criar uma casa que o transporta para uma experiência sensorial, apesar de imerso em um contexto urbano, um ambiente em que os espaços ao ar livre coexistem e permeiam a relação com o interior. Isso é alcançado através de jardins que circundam a casa e geram rotas entre a natureza e os materiais do edifício: madeira, pedras, concreto aparente, chapa de aço carbono e vidro, marcando uma distância com a cidade.
O programa desta moradia é distribuído em três níveis e o subsolo. O piso de acesso, no nível da rua, contém os espaços sociais - sala de estar, sala de jantar, escritório, cozinha e serviços - além dos jardins. No local, do acesso ao quintal, é desenvolvida uma ponte que controla o acesso da casa a outro jardim no porão. No primeiro nível, há três quartos com closet, sala de TV e terraço com altura dupla; o segundo nível contém o quarto principal com um terraço voltado para a melhor vista do vale. A cave abriga o estacionamento, uma adega, uma academia, dois quartos de serviço, um jardim e a sala de máquinas.
Para atender aos objetivos da idéia de arquitetura, elementos estruturais leves foram usados para liberar a planta e acomodar todo o programa de necessidades, sem limitar o escopo formal. O sistema estrutural utilizado são pilares e vigas de aço e um núcleo em concreto. Para os dois blocos, são utilizadas estruturas Vierendeel.