-
Arquitetos: Land & Houses Public Co.
- Área: 354 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Behype Perspective
-
Fabricantes: American Standard, AutoDesk, COTTO, Kasch, Lumion, Tostem, Trimble Navigation, Victor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os conjuntos habitacionais na Tailândia são normalmente concebidos independentemente de sua relação entre os espaços internos e externos. Desta forma, o VIVE Bangna foi projetado para melhorar as relações espaciais de uma única casa, integrando todos os cômodos, até mesmo ao jardim. Além disso, o espaço ao ar livre garante total privacidade aos moradores.
A privacidade é o ponto-chave do projeto, a implantação da casa e o pátio são utilizados para atender esta diretriz. O pátio ativo, em primeiro plano, garante privacidade à área de estar do hall de acesso, além de abrigar usos diversos, de acordo com o estilo de vida do morador, como, por exemplo, jogar basquete.
O pátio verde, passivo, é a área de lazer da casa e permite que os residentes relaxem pacificamente na zona privada sem serem incomodados pelos vizinhos, já que o quintal fica de frente para uma empena cega. O estar rebaixado é inserido no jardim criando uma área verde contínua. Ambos os pátios podem ser integrados através de um espaço coberto aberto, este possibilita a criação de uma grande área flexível, que pode ser utilizada para festas e eventos especiais.
O conceito principal do projeto foi aproximar a natureza aos ambientes internos, permitindo que todos os cômodos sintam e sejam capazes de ver a vista, especialmente do pátio posterior.
Os ambientes sociais do pavimento térreo são integrados, combinados com um pé-direito duplo de 6,5 m. O grande vão fornece uma vista panorâmica do jardim, além de criar um espaço relaxante com luz natural e ventilação cruzada, e conectar todos os espaços da casa, sejam eles dentro ou fora, ou no térreo e pavimento superior. A cozinha tailandesa foi especialmente projetada com uma pedra polida na bancada, permitindo que esta área também veja a vista do jardim, e criando um espaço culinário perfeito para os habitantes.
No pavimento superior, a principal característica é a leveza que se conecta ao vazio, proporcionando iluminação, vistas para a natureza, e ventilação natural. Jardins internos são inseridos nos banheiros e nas escadas para melhorar a atmosfera dentro da casa, destacando a presença da vegetação no projeto. A suíte principal, com esquadrias nas laterais opostas, oferece uma vista dupla ao jardim.
A fachada articulada personalizada, que se conecta ao sistema de automação da residência, funciona como um brise vertical que fornece sombra e privacidade para os moradores de acordo com sua preferência.