-
Arquitetos: Porto Architects
- Área: 90 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: CHARME VERSATIL, CIN, EZPELETA, Knauf, LUMIT, MARILINA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Portugal Vineyards concept store é a primeira loja física da empresa online de vinhos. Localizada no edifício sede na empresa, com acesso ao público, ocupa 90m2 e consiste num open-space desprovido de divisórias.
O espaço interior é intensamente branco, minimalista e circular.
Os expositores são esculpidos nas paredes em referência à paisagem dos socalcos vinhateiros, numa forma circular que preenche o campo de visão do visitante de um modo sensivel com uma iluminação indireta e contraste acentuado entre o produto e o ambiente.
Essa luminosidade cria o cenário perfeito para a experiência de observar a diversidade que o vinho representa e criar um espaço que nos transporta para os princípios mais elementares do design - um começar de novo. Neste projeto procuramos celebrar a garrafa de vinho, as suas formas orgânicas e o brilho do vidro colorido sem mentiras – um interior com uma forma simples e a mais pura e neutra das cores.
A experiência do visitante inicia-se com a perceção de um espaço repleto de curvas e percurso circular que o envolve logo após a entrada no seu interior. A abordagem foi criar um espaço de ligação entre os dois pontos de acesso e um ponto central definido como um núcleo interior onde se exibe uma extensa colecção de vinho português. As prateleiras dos terraços de vinho oferecem ao nosso cliente a flexibilidade para organizar a exposição por temas e ajustar esses grupos em função das tendências de mercado e as estação do ano; ao visitante permite uma visão de 360º da loja e uma perceção rápida da produtos.
Sem afectar estes princípios base foi adicionado um espaço de balcão online, que permite uma visita virtual ao armazém, onde poderão ser encontrados os mais e os menos conhecidos vinhos portugueses e uma zona de prova de vinhos onde as tradicionais pipas de madeira são integradas no conceito, para assim encerrar a experiência da visita a esta loja.