-
Arquitetos: Office Haratori, Office Winhov
- Área: 1080 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Georg Aerni
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Graniti Maurino, K. Winkler AG Holzbiegewerk, Kunstgiesserei St. Gallen, Tekima Exceptional Carpets, Trimble, Viabizzuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. A loja Bucherer constituí um dos "indivíduos" presentes no lado este da Bahnhofstrasse. A peculiaridade da sua fachada em pedra natural, de tom claro, é essencial para manter o caráter do lugar. A preservação do existente neste projeto de reconversão levanta a problemática da permanência, assim como da atemporalidade, inovação e perfeição – os princípios chave da atividade de Bucherer na relojoaria e joalharia. Do edifício existente transportamos o mármore, o relevo plano da fachada, o volume e a ordem da sua estrutura portante. O reflexo destes conceitos encontram-se no novo projeto da loja desenhada para a Bahnhofstrasse.
Hoje em dia, a forma mais importante de luxo é provavelmente o tempo. O relógio simboliza o tempo. Ao relógio relacionamos concentração, alcance e apreciação da perfeição. Estas qualidades inerentes à relojoaria expressam-se na arquitetura na expressão e construção da sua materialidade. A arquitetura pode ser um meio para transmitir a sensação de luxo e, consecutivamente, dar forma a uma cultura empresarial. O mármore da região suíça de Vallemaggia foi convertido em elementos precisos de joalharia. No embasamento surge a nobreza de um material antigo, conseguido pela precisão e ofício do fundidor de bronze de St. Gallen, assim como uma superfície suave em resposta à pedra branca e cristalina.
A estreiteza do contexto urbano faz com que a luz natural seja ainda mais significativa. Como um relógio de sol, a fachada converte-se num reflexo da passagem das horas e das estações. A alteração das sombras sobre o relevo do mármore gera superfícies ora suaves, ora marcantes e ordenadas.