Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do projeto baseou-se no desenho de dois corpos com características volumétricas independentes para poder associá-los aos temas específicos do programa de arquitetura (salas de aula e áreas administrativas).
Era essencial que esses dois órgãos se relacionassem, através de áreas de convivência para a população interna do edifício e para todos os visitantes. Esses elementos comuns são: a rua central que atravessa o projeto longitudinalmente, criando conexões com o campus da universidade, também permite que você visite o edifício pelas diferentes áreas de reunião. Uma grande área de alimentação como um espaço intermediário que se torna um ótimo ponto de vista para diferentes partes da cidade.
O primeiro corpo do projeto é geometricamente um pedaço de acoplamento à condição topográfica do local. Também tem uma linha em suas linhas que fizemos em alguns desenhos de Eduardo Chillida. Queríamos construir uma peça com um aspecto sólido, mais relacionado a grandes massas monolíticas.
O segundo corpo é um volume racional destacado conceitualmente do primeiro, precisamente para alcançar essa dualidade no projeto. Neste volume, encontra-se todo o programa acadêmico do centro de idiomas e sua principal característica é a tectônica da fachada sul, composta por um sistema de 481 peças de concreto GRC perfuradas para garantir uma troca de ar no interior e, por sua vez, proteger contra pôr do sol.