Descrição enviada pela equipe de projeto. Lungiarü é uma pitoresca vila montanhosa situada sob o planalto de Puez, nas Dolomitas italianas. A aldeia nativa de língua ladino-dolomítica adotou um modelo de crescimento turístico sustentável ao longo dos anos e agora é recompensada com muitos visitantes em seu centro histórico e vales próximos e distantes. Como resultado, as intervenções em seus edifícios principais são raras e cuidadosamente consultadas com os vários interessados da comunidade local, a fim de alcançar um bom equilíbrio entre conservar a tipologia da vila por um lado, mas ao mesmo tempo fornecer instalações de serviços contemporâneas.
O salão do conselho existente - um centro de serviços local - precisava de vários espaços adicionais e, portanto, foi ampliado com um novo salão comunitário multifuncional, destinado a ser usado pela escola e também pelo público em geral. A proposta inclui clubes e salas de serviço locais, um espaçoso hall de entrada com um bar e um salão de esportes para a escola primária adjacente, os quais podem ser combinados em um hall adaptável que se expande para a praça pública por ocasião das celebrações locais. A topografia da praça principal foi projetada como uma arena escalonada para fornecer lugares para festividades com maior participação e expandir o alcance da praça pública, atraindo moradores e visitantes para este novo destino da vila.
A estrutura principal do edifício é formada em concreto armado, enquanto a construção do telhado é uma estrutura de aço híbrida com vigas de madeira laminada cruzada. O revestimento externo é fabricado em ripas de lariço de origem local, como a maioria dos celeiros históricos do vale circundante. Os interiores são revestidos com piso de carvalho, painéis acústicos nas paredes e esquadrias em larício local, enquanto os degraus da arena são componentes pré-fabricados. A geometria da nova extensão respeita a paisagem típica dos telhados dos edifícios adjacentes mas, ao mesmo tempo, a grande janela e as aberturas das portas de correr proporcionam uma sensação contemporânea.