-
Arquitetos: R21 Arkitekter
- Área: 1400 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Åke Eson Lindman
-
Fabricantes: FAP, GRAPHISOFT, ITLAS, Nordic Door, Randers Tegl, Studio Kvänum Oslo, Velfac
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um edifício regional modernista em Frogner, Oslo, é transformado em um edifício residencial com nove apartamentos de diferentes dimensões, com áreas entre 77 a 196 m2. O projeto original foi construído em 1973, desenhado pelos arquitetos Trond Eliassen e Birger Lambertz-Nilssen, que receberam o prêmio "Sundt" de arquitetura devido à excelente qualidade e complexidade do "Munthes gate".
O edifício atualmente figura como um representante adequado da arquitetura de seu tempo. A transformação contou com um esforço em preservar seus elementos e, ao mesmo tempo, dar uma nova vida ao edifício. A construção se estende perpendicularmente no terreno criando jardins verdes privados em diversos níveis.
A reforma busca explorar esta qualidade existente para proporcionar uma sequência de espaços acolhedores, tanto dentro, quanto fora. A adaptação à estrutura existente deu como resultado nove apartamentos únicos, com desenhos e atmosferas diferentes, que permitiu a abertura de novas janelas que iluminam o interior e estabelecem uma transição suave a seus espaços privados ao ar livre.
A expressividade do período do projeto é reforçada ao serem mantidos os materiais naturais, o carvalho e o cobre foram utilizados para complementar os tijolos vermelhos existentes, enquanto a pedra de granito e o aço cortem foram agregados às áreas externas. A abstração formal, o esquema de cores equilibrado e a atenção aos detalhes contribuem para dar ao edifício uma expressão coerente e aconchegante, que devolve à vida as qualidades clássicas e atemporais do antigo edifício premiado "Munthes gate 29".