-
Arquitetos: Sheppard Robson
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hufton + Crow, Jack Hobhouse
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Bathgate Flooring, Billington Structures, James & Taylor, Kingspan Insulated Panels, Schüco, Spectile
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sheppard Robson, com seu grupo de design de interiores ID: SR, concluiu o edifício de 12.000 m2 e altamente sustentável para os serviços de suporte da FTSE e a empresa de construção Interserve. O edifício instigou uma mudança cultural para a empresa, consolidando quatro escritórios satélites numa atmosfera colaborativa, em um espaço central dramático e aberto.
Enquanto o interior é acolhedor e cívico, a parte externa do edifício - próxima à rede ferroviária de alta velocidade HS2 - foi projetada como uma corajosa forma arquitetônica. A estrutura escalonada e intransigente atua como um catalisador para a transformação da área da cidade e é um elemento-chave da estratégia de regeneração da região.
A estrutura do edifício BREEAM Excellent e os espaços que ele cria são uma resposta direta às duas ambições gerais do projeto: desempenho ambiental, com a agenda de sustentabilidade girando em torno de medidas passivas robustas e cuidadosamente calibradas, como o auto-sombreamento, por exemplo, e interatividade, com o edifício co-localizando sua equipe regional em um só lugar pela primeira vez.
O exterior do edifício é definido por uma fachada de alumínio anodizada e ondulada, criando um 'objeto' , um marco da mudança ambiciosa planejada para a área. O edifício é cercado por infraestrutura pesada e instalações industriais, e tem muito poucas interpretações contextuais ou arquitetônicas. Portanto, a ousadia da forma e da materialidade é uma declaração de mudança, ancorada ao ambiente.
O edifício de forma triangular reduz a massa da estrutura externamente, enquanto internamente o plano cria a ambiência de um loop contínuo que promove uma sensação de abertura e incentiva a interação. O átrio triangular no centro do plano cria drama, com as escadas centrais como a principal via através do edifício, priorizando o movimento físico e não o uso de elevadores. Essa composição resulta em um plano incrivelmente compacto, aproximando as pessoas e provocando interação. Os interiores são organizados em quatro níveis, todos de tamanho semelhante, que saem em torno de um átrio central. Este formulário caracteriza a identidade externa do edifício, com as saliências sombreando naturalmente a estrutura durante todo o ano, além de modelar a permeabilidade visual e física dos espaços internos.
Cada planta é organizada da mesma maneira, para fornecer uma variedade de configurações de trabalho. No perímetro externo, há mesas para tarefas mais focadas, enquanto espaços de reunião mais informais alinham-se no espaço central. Isso cria uma série de terraços escalonados que revestem o vasto espaço aberto, animando o átrio interno, promovendo conexões visuais em todo o edifício e adicionando uma sensação de teatro ao amplo átrio central.