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Arquitetos: YCA
- Área: 75950 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:He Chen
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Fabricantes: Armstrong Ceilings, BeiLiDa, Nippon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dayuan, o fundador da escola, já foi um dos melhores professores de linguística do ensino médio, depois se tornou um homem de negócios devido a encontros peculiares. No entanto, sempre houve um sonho sobre educação em seu coração que se consolidou na Escola Olive Tree.
Após várias discussões de ideias, os arquitetos determinaram o layout geral:
Os edifícios e as áreas esportivas ocupam metade do local cada. Embora a pista orientada leste-oeste e os dormitórios não sejam comuns, a estrutura geral é compacta, respondendo bem à linha de trem de alta velocidade, à entrada da rodovia no sul e à principal avenida urbana a oeste.
Todos os espaços de arte e experiências estão localizados no térreo; espaços públicos, como jardins no telhado, hortas, museu de ciências estão no último andar; as salas de aula e os escritórios estão localizados nos andares intermediários.
As escolas ideiais, na mente de Dayuan, devem criar um diálogo entre as culturas ocidentais e orientais e herdar o espírito dos velhos tempos e dos novos dias.
Abaixo estão as considerações e respostas dos arquitetos:
O pátio é um elemento espacial básico que é comum em todos os tipos de culturas na China antiga e moderna, e no exterior.
O telhado inclinado é uma forma básica da cultura em todos os momentos e em todo o mundo.
A tradição chinesa é entrar no edifício pelo lado do beiral; enquanto o mundo ocidental o acesso é pela fachada das duas águas.
O arco é um elemento importante da arquitetura clássica ocidental.
Colocar edifícios ao longo do eixo sul-norte e formar um pátio em camadas é um método comum para a arquitetura clássica chinesa.
A fachada de tijolo vermelho é uma prática comum na arquitetura ocidental, embora a parede branca seja amplamente usada na arquitetura clássica na área de Jiangnan.
A escola primária possui duas camadas de pátios com o tema da natureza; três oliveiras do Mediterrâneo são plantadas no pátio da escola, com paredes de tijolos vermelhos nos quatro lados; paredes brancas com corrimão de madeira clara e estrutura de telhado são usadas no pátio do ginásio; existe uma piscina de água entre o ensino médio e o ginásio, com oito tipos de plantas aquáticas nativas de Jiangnan. A oliveira representa a visão global enquanto as “Shuibaxian” (oito tipos de plantas aquáticas) refletem a cultura chinesa e o sentimento nativo.
Como existe um rio no leste do local, é necessária uma ponte. O currículo escolar internacional atende às culturas chinesa e ocidental. Um significado simbólico de 'conexão' é aplicado a uma ponte funcional localizada na entrada do lado leste. A forma complexa da integração contínua da laje da ponte do arco de entrada e do teto permite que o design tire vantagem dessa complexidade.
O padrão perfurado da parede de tijolo vermelho na fachada leste e o padrão de composição de cores da fachada oeste têm a mesma inspiração na famosa pintura chinesa "Morando nas Montanhas de Fuchun". Ao integrar a tecnologia digital, não há dificuldade em abstrair a obra-prima artística em elementos decorativos arquitetônicos.
O valor central desse projeto é envolver o processo e o método do projeto arquitetônico no processo de educação básica, para permitir que as crianças que estudam na escola tenham a oportunidade de aprender e experimentar a transição de forma diferente, combinando arte e tecnologia .