-
Arquitetos: messina | rivas
- Área: 340 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:André Scarpa, Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Reforma da Casa Angatuba está localizada no Bairro do Pacaembu, na cidade de São Paulo. Nos foi pedido para reformar uma Residência de 300m2, construída em 1940, trocando todas as infraestruturas necessárias e transformando os espaços para uma nova família habitar.
Devido à necessidade dos clientes por mudarem de casa com rapidez, uma das particularidades desse projeto foi o início da obra antes dos desenhos executivos terem sido produzidos. Isso nos levou a tomar muitas decisões a medida em que a obra ia acontecendo.
Em termos espaciais, uma das ações de projeto foi desvelar a profundidade do terreno. Para isso, buscamos um atravessamento entre os ambientes externos e internos à casa, antes dispostos de maneira nuclear e autocentrada, de forma em que fosse possível atravessar o terreno sem que a houvessem impeditivos.
Tais atravessamentos requeriam a demolição de paredes construídas com tijolos de barro. Devido a aproximação com o canteiro de obras, o possível descarte desse material nos instigou a pensar, em conjunto com engenheiros e pedreiros como, através da experimentação construtiva, poderíamos reutilizar os tijolos da demolição.
Para as renovações da infraestrutura, inseriu-se dois artefatos infra-estruturais no centro das duas construções do terreno. Esses artefatos são estruturados por quatro colunas de concreto entre as quais posicionamos duas escadas que quando articuladas por uma passarela permite que as duas construções se comuniquem.
A partir dessa inserção, os novos ambientes passam a se articular ao redor desse artefato infraestrutural com as divisórias feitas por armários-paredes construídos com os tijolos recuperados da demolição.