-
Arquitetos: Alphonse Kai Architect
- Área: 750 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Wissam Chaaya
-
Fabricantes: panoramah!®, Choucair Group, EGGER, Kitwood, Laufen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Enraizada na vegetação da vila de Fatqa, a 6 km da rodovia Beirute - Trípoli, a Residência K é uma casa particular construída através da fusão máxima com os arredores. O terreno de 780m² está localizado em uma rua sem saída e originalmente era composto por seis terraços de um metro de altura cada. O charme natural do local, destacado por seus autênticos muros, foi a principal inspiração por trás do projeto arquitetônico. O projeto é articulado como uma extensão da topografia existente através da reconstrução dessas paredes, a fim de habitá-las, dessa forma, duas grandes lajes de concreto foram criadas para tal.
Eventualmente, a ideia de preservar o meio ambiente e o caráter herdado fez com que o arquiteto reinterpretasse uma concepção vernacular de espaço e escolhesse materiais específicos, começando pela reutilização das pedras indígenas da região e seguindo as tecnologias atuais através do uso de um sistema estrutural inovador. Com a intenção de eliminar completamente o impacto arquitetônico, os elementos construtivos principais: as duas lajes com vigas invertidas em cascata servem como jardim da área principal e delimitação da piscina.
A suave relação com a casa dos pais ao lado, além da acessibilidade prática por estar no térreo, se transforma na parte mais frequentada da residência. Seu fluxo acolhedor é projetado para um espaço aberto, no qual quartos adjacentes, áreas de estudo e serviço cercam um pátio interno. Essa particularidade da casa central tradicional libanesa nos traz uma nova versão distorcida da tipologia clássica. No nível superior, encontra-se uma área de recepção e a cozinha principal conectada a um quintal de um lado e o jardim principal do outro. Essa especificidade e exposição garantem ventilação cruzada durante todo o ano.
Dois telhados em balanço, que são a assinatura do projeto, contornam os dois andares, separando a área pública da privada. Calculados minuciosamente, garantem muita luz natural na área de dormir e a controlam no andar superior. Orientada a sudeste, a fachada principal enfatiza a implementação perfeita de uma casa solar. Assim, a Residência K representa o protótipo de um abrigo onde sustentabilidade, fluidez e integração traduzem a renomada filosofia: "Simplicidade é a máxima sofisticação", Leonardo Da Vinci.