-
Arquitetos: Zooco Estudio
- Área: 65 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Imagen Subliminal
-
Fabricantes: Acualé, Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Lostal, Marset, Normann Copenhagen, Robert McNeel & Associates, Siente Suarco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza em uma residência existente localizada em uma área residencial de Sardinero, bairro de caráter exclusivo e com belas vistas panorâmicas ao Mar Cantábrico.
A intervenção foi realizada em um sótão que ocupa um pavimento inteiro do edifício. Originalmente, a casa tinha uma distribuição obsoleta. O acesso se dava através de um hall sem iluminação natural que dava acesso a um corredor a partir do qual os diferentes cômodos eram acessados, muitos deles conectados diretamente.
Com estas premissas, buscou-se conferir à residência um caráter aberto e ventilado, não só entre si, mas também em relação ao exterior, aproveitando o potencial que sua localização oferece quanto às vistas.
Para isso, retira-se o revestimento da estrutura de concreto e um novo layout é planejado, organizado de forma completamente independente. O núcleo articulador, e verdadeiro protagonista do projeto, é o mobiliário central em ripas de madeira que resolve a configuração dos usos da casa. Este volume integra o acesso à zona mais privada (dormitório principal, closet e banheiro), separando-a assim das áreas comuns (sala de estar e de jantar) e abrigando também uma adega, um espaço de trabalho e de armazenamento extra. Os novos espaços são abertos, permitindo a continuidade espacial entre as salas e para o exterior, graças às grandes janelas e aos terraços.
O diálogo que se estabelece entre a volumetria do mobiliário central e a estrutura é reforçado pelo contraste entre seus respectivos materiais. Assim, a rigidez e a brutalidade do concreto armado das vigas e pilares, convivem em uma espécie de tensão harmoniosa com o calor e o conforto do carvalho. Esta dualidade entre materiais conserva o caráter próprio de cada um, de forma que nunca se misturam e se mantêm independentes em suas naturezas.
A madeira de carvalho e o concreto se transformam em fundamentos da paleta de texturas e cores do projeto, os quais se complementam com reminiscências marinhas graças à presença contínua do mar, visível de quase qualquer ponto da casa. Desta forma, azuis e amarelos completam a combinação cromática do conjunto.