-
Arquitetos: Rodrigo Bocater
- Área: 80 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Luiza Schreier
-
Fabricantes: Alufama, Ambientair, Ladrilhos Petrópolis, Oliveira & Oliveira, Parquet Nobre, Serralheria São Jorge, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com acabamentos e detalhes em concreto aparente e madeira que se abrem para a vista da lagoa, a reforma do “Apartamento Marchi” localizado no bairro da Lagoa no Rio de Janeiro, Brasil, teve como objetivo conectar os espaços interiores entre si para torná-los amplos e integrados como áreas de convivência.
Construído na década de 1960, o edifício original tinha uma estrutura robusta com vãos irregulares e desalinhados, fornecendo pouca flexibilidade para as reconfigurações espaciais necessárias. Para isso, os interiores foram redimensionados e redistribuídos em novos espaços que se abrem para a vista deslumbrante da lagoa. Originalmente, o apartamento contava com três quartos, sala e áreas de serviço, que foram transformados em áreas sociais. Um novo espaço foi aberto em direção à sala de estar e a área de serviço foi reduzida pela metade para ser incorporada à cozinha e lavanderia.
O projeto propõe a remoção de um dos três quartos, enquanto a cozinha e as áreas de serviço são unificadas, criando um espaço único voltado para a vista. Os quartos e a sala de estar foram colocados na fachada frontal de frente para a lagoa e as áreas de cozinha e serviço, uma vez abertas, direcionadas ao centro do apartamento.
A estrutura original do edifício, feita de concreto armado, cria naturalmente um ponto central rígido que age como uma unidade nuclear articulando todas as divisões. Esse núcleo se torna a bancada principal do apartamento, que centraliza e ao mesmo tempo organiza as atividades sociais. O piso de madeira complementa a estrutura de concreto como os únicos materiais expressivos no projeto, enfatizando o desejo de receber o máximo de luz possível, para que as superfícies das paredes e as estantes de metal pintadas de branco sejam lavadas pela luz do exterior.