-
Arquitetos: Ricardo Bak Gordon
- Área: 170 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: ARCALO, CHEMTEC, CIN, DELABIE, Duravit, Marmore Extremoz, Primus Vitória, Saint-Gobain, Sunflex, UNIBETÃO, Zangra
Descrição enviada pela equipe de projeto. A frente marítima de Lisboa constitui um lugar de excelência paisagística usado para enumeras atividades profissionais e de lazer. Na área de Belém, a confluência de lugares turísticos e culturais atrai uma imensa quantidade de visitantes para os quais se torna indispensável a existência de equipamentos de apoio.
O bar/esplanada constrói-se como um Pavilhão de jardim, uma ossatura em betão aparente pintado, sob a qual se definem as áreas de utilização.
De forma a contrariar a ideia de espaço encerrado com esplanada em extensão informal, esta construção abriga tanto o pequeno espaço encerrado com 60m² como também as duas áreas de esplanada, que juntas perfazem 100m².
Os diferentes espaços podem funcionar como um único, contínuo, já que os limites envidraçados entre dentro e fora desaparecem quando recolhidos em absoluto.
A geometria do pavilhão e o sistema construtivo permitem, a um só tempo, um ambiente aberto sobre o rio e uma atmosfera íntima sob a cobertura.