-
Arquitetos: G+ Architects
- Área: 2 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Quang Trần
-
Fabricantes: Acor, Anfaco Lighting, Dong Nai, Spec, Toto, Vicem
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na fronteira entre o distrito de Cu Chi, a cidade de Ho Chi Minh e a província de Tay Ninh - áreas rurais em transformação, devido as novas formas de cultivo e o aumento crescente de fazendas de alta tecnologia. A região encontra-se em rápido crescimento populacional, parcialmente impulsionado por moradores da cidade que desejam explorar a vida rural e fugir da vida caótica urbana. Consequentemente, o surgimento de novos modelos de moradias está gradualmente rompendo a forma tradicional de habitação, em harmonia com a natureza e com forte conexão com a população local. O típico modelo de casas rurais no sul do Vietnã é um aglomerado de edificações, como um oásis, cercado por jardins com coqueiros, palmeiras, e vastos campos de arroz.
A casa de An foi projetada para uma família de três gerações, a partir do desejo do filho de preservar a casa herdada dos antepassados de 30 anos, onde avós, pais e netos se reúnem nos fins de semana.
A planta da residência foi desenvolvida de acordo com o layout tradicional, com a casa de adoração (reconstruída a partir da antiga edificação construída na década de 1980) e a área social conectada por um corredor e separada por um espelho d'água. A casa é como um oásis de 2.000 metros quadrados, que se abre e fecha ativamente para receber vento externo, já no interior é totalmente aberta para o espelho d'água no centro.
A cozinha e a sala de jantar são áreas de transição entre a área de culto e a sala de estar. As circulações e a sala de estar são espaços abertos no interior, conectando os quartos de avós, pais e netos. Os quartos mantêm a privacidade necessária e se relacionam com os espaços comuns, como circulações, espelho d'água, pátios, sala de jantar, cozinha, criando um espaço de comunicação próxima entre os moradores.
A maior parte do mobiliário de madeira interno tem mais de meio século, os móveis antigos foram transferidos entre as gerações e preservados como tesouros domésticos. A casa é cercada por um campo de arroz sazonalmente ativo e algumas plantações de melão. Um lugar tranquilo, como esperado pelo proprietário.