-
Arquitetos: Mandarina Arquitetura
- Área: 180 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nathalie Artaxo
-
Fabricantes: Artefacto, AutoDesk, By Kamy, Colormix, Decameron, Estúdio Bola, Ilustre, Labluz, Lanzili, Pierre Mármores, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Alguns projetos exigem um empenho a mais para chegar a um resultado fora da caixa, este foi o caso do Apartamento Cervantes. Apesar dos seus 180m2, as limitações dispositivas do apartamento sugeriam um layout de sala acanhado e ‘dando costas’ para os demais ambientes. Nossa solução foi criar uma marcenaria baixa e comprida embaixo da tv, que se estende para além da parede se projetando em frente o hall, porém sem causar impacto visual. Este recurso foi utilizado para alongar e ampliar a delimitação espacial da sala de estar, ganhando assim mais lugares para sentar e integrando-a com a sala de jantar. Ao invés de se fechar em si mesma, a sala agora se abre e permite uma maior fluidez do espaço.
A área do hall tinha o pé direito mais baixo por motivos estruturais e era composta por portas e corredores desconexos que causavam um certo incômodo ao olhar. Neste contexto, foi criada uma caixa em madeira que unifica e ao mesmo tempo camufla todas estas portas, além de abrigar agora o aparador da sala de jantar. O resultado é uma leitura agradável de um volume único e definido no espaço, que valorizou infinitamente o hall de entrada. O pendente decorativo de design simples e elegante em cima da mesa de jantar deixa o ambiente ainda mais especial. No terraço desenhamos uma simpática marcenaria que serve como apoio de bar, contando com uma pequena adega e frigobar, e complementamos com um mobiliário simples e aconchegante que convida à contemplação da vista privilegiada deste apartamento.
A cozinha ganhou revestimentos alegres como a lajota em porcelanato esverdeado do piso e o frontão em pastilha hexagonal branca; já os armários fazem uma composição divertida com cinza e madeira. Na planta original havia uma porta que dava acesso ao corredor dos quartos, optamos por fechá-la, possibilitando assim a criação de uma pequena copa guarnecida por nichos em marcenaria na parede que atendem perfeitamente as necessidades do dia a dia dos clientes. Na suíte máster focamos em tecidos e texturas, para criar uma atmosfera aconchegante. A cabeceira sob medida em tecido e as almofadas em tramas de lã contribuem neste sentido.